20 SET 2024 | ATUALIZADO 09:31
MOSSORÓ
Da redação
18/03/2016 14:05
Atualizado
13/12/2018 01:02

Homenagem justa , diz viúva sobre Parque receber nome de Maurício Oliveira

Parque Municipal, que teve obras iniciadas nesta sexta-feira, 18, deve recebe nome do 1º secretário de Meio Ambiente de Mossoró.
Josemário Alves

Durante o lançamento da pedra fundamental do Parque Municipal, o prefeito Francisco José Júnior voltou a defender que o equipamento de lazer receba o nome do primeiro secretário de Meio Ambiente de Mossoró, Maurício de Oliveira.

"Maurício era um defensor da preservação do meio ambiente e primeiro gestor desta área no Município. Então, se a Câmara de Vereadores permitir, o Parque homenageará esse grande nome", destacou Francisco José Júnior.

Para a viúva de Maurício de Oliveira, Marieta Costa, a homenagem é muito justa. "A semente (do Parque) foi plantada foi por ele. Maurício sempre pensou muito na questão da despoluição do Rio Mossoró, do Meio Ambiente", relatou.

LEIA MAIS:

Construção do Parque Municipal é iniciada; obras irão durar 6 meses

Maurício exerceu o cargo de secretário de Meio Ambiente no início da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado. Passou apenas dois meses no cargo, mas tempo suficiente, segundo Marieta, para deixar a sua marca.

"Por incompatibilidade no trabalho na Ufersa, ele precisou sair, mas Maurício já era pesquisador, doutor em solos e Mossoró era especial para ele, que costumava dizer "Tomei banho e bebi água do Rio Mossoró". Certamente vai valer muito a pena isso aqui, que o Parque venha para favorecer a cidade", comenta.

Biografia

Engenheiro Agrônomo, formado na Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Maurício de Oliveira era também doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa -MG.

Professor no curso de graduação em Agronomia e do Mestrado em Fitotecnia da Esam, do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento do Prodema, coordenado em Mossoró pela Uern, além de professor visitante em cursos de especialização de outras Universidades Brasileiras.

No meio cultural, encabeçou movimentos como a criação de teatros em Mossoró, foi presidente da extinta Cooperativa Caiçara de Artistas (Coocar) e fundador do Grupo Vina.

Publicou, além de vários artigos na imprensa nacional livros e plaquetes, como “Desenvolvimento Sustentável – origens e noções conceituais”.

Em Mossoró, Maurício de Oliveira já é homenageado com nome de escola na comunidade da Maísa.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário