O Governador Robinson Faria, do PSD, visitou na noite desta quarta-feira, 23, o Centro de Detenção Provisória de Apodi, e disse que vai estudar formas de copiar aquele modelo, onde não se registra fugas, para outras comarcas do Rio Grande do Norte.
A visita foi acompanhada pelo promotor de Justiça Silvio Brito. O governador conheceu todo o sistema de segurança, conheceu a estrutura e viu de perto como funciona a unidade prisional que não registrou nenhuma fuga nos seis anos de existência.
O governador Robinson Faria e o promotor de justiça Silvio Brito foram recebidos na unidade prisional pelo diretor Márcio Morais. Segundo Márcio Morais, o CDP tem espaço para aproximadamente oitenta presos e está lotada, assim como outras do Estado.
Ao contrário das unidades prisionais do RN, que registram fugas quase que diariamente, “em Apodi, não tem fuga”, destaca o diretor Márcio Morais. O que o governador gostou mesmo, segundo o promotor Silvio Brito, foi o formato como a unidade foi construída.
Ainda conforme Márcio Morais, ao CDP de Apodi foi totalmente construído com mão de obra dos presos e recursos de penas pecuniárias da Comarca de Apodi. Ou seja, com construído através de uma parceria do promotor de Justiça Silvio Brito e a juíza Kátia Guedes.
Formato como foi construído, a maneira como é administrado e o fato de não existir registros de fugas despertou a atenção do governador Robinson Faria. Na ocasião da visita, ele demonstrou interesse de replicar o mesmo modelo em outras comarcas.
O CDP de Apodi, segundo Mário Morais, hoje está com 90 presos.