Cezar Alves, com informações e fotos do site da Fifa e da CBF
A seleção brasileira precisou de apenas 40 segundos para marcar o primeiro gol na seleção do Uruguai, em jogo na Arena Pernambuco, valendo pela quinta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Ainda na primeira etapa, o atacante Cavanni descontou para o Uruguai. No início do segundo tempo, Suarez empatou.
Com oito pontos, o Brasil ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação e agora se prepara para enfrentar o Paraguai. Pela sexta rodada, as equipes se enfrentam na próxima terça-feira (29), às 20h45, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai
Na jogada do primeiro gol do Brasil, o lateral Daniel Alves fez um passe longo para Willian, que driblou o lateral e cruzou na grande área do Uruguai. Douglas Costa usou a ponta da chuteira para marcar. Alegria para os 45.010 torcedores presentes ao Arena Pernambuco.
(Foto: Christophe Simon)
O jogo seguiu com jogadas lá e cá. Neymar puxando todas as jogadas pelo meio de campo do Brasil. No Uruguai, a estrela do time, Luiz Suarez, ficou isolado no ataque.
No entanto, aos 9 minutos apareceu sozinho na grande área e não conseguiu tocar a bola para o fundo das redes. Furou. Perdeu a chance de empatar.
Logo em seguida, o atacante Neymar meteu uma bola rasteira na grande área do Uruguai. O zagueiro falhou e o atacante Renato Augusto marcou. 2 x 0 para o Brasil.
(Foto: Christophe Simon)
Entretanto, já perto do final do primeiro tempo, Cavanne recebeu um belo passe de cabeça de Sanches e marcou. Neymar teve chances de ampliar e errou.
Segundo tempo
No segundo tempo, a seleção uruguaia veio diferente. Foi para cima da selação Brasileira, conseguindo o empate logo nos primeiros dois minutos de jogo, com o atacante Luís Suarez.
E a seleção brasileira por pouco não perde o jogo. Num lançamento longo na direção de Luis Suarez, o zagueiro Davi Luiz tentou retornar a bola com a cabeça para o goleiro Alisson e terminou foi colocando a bola nos pés de atacante Uruguai, que bateu forte e Alisson fez uma belíssima defesa.
(Foto: Christophe Simon)
Com o resultado do jogo no Arena Pernambuco, a seleção brasileira chega aos oito pontos e ocupa o terceiro lugar na corrida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
O próximo compromisso é o Paraguai, que também tem oito pontos na competição, mas tem menos gols do que o Brasil e ocupa o quarto lugar. O jogo será terça-feira próxima em Assunção.
O Brasil
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho (Philippe Coutinho), Willian (Lucas Lima), Renato Augusto e Douglas Costa (Ricardo Oliveira); Neymar.
Brasil mantém invencibilidade de 15 anos contra o Uruguai
Do site da CBF
Brasil e Uruguai é um dos confrontos mais tradicionais do futebol sul-americano. Nesta sexta-feira (25), as duas seleções campeãs mundiais voltam a se enfrentar em um duelo de tirar o fôlego. Na Arena Pernambuco, o Brasil defenderá uma invencibilidade de 15 anos contra os uruguaios, que não vencem a Seleção desde 2001. O último duelo entre Brasil e Uruguai aconteceu na Copa das Confederações de 2013, e terminou com vitória do Brasil por 2 a 1, com gols de Fred e Paulinho.
Nesse intervalo, foram sete jogos, com três vitórias brasileiras e quatro empates, incluindo um triunfo por 4 a 0 no Estádio Centenário, em Montevidéu. A última derrota aconteceu pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, quando o Uruguai quebrou um tabu de 51 anos e voltou a vencer a Seleção jogando em solo brasileiro. Essa foi a única vez que o Uruguai venceu o Brasil pelas Eliminatórias (3 vitórias brasileiras e 4 empates).
Essa sequência invicta ajudou a ampliar a superioridade histórica do Brasil sobre os rivais cisplatinos. O confronto, que completa 100 anos de história em 2016, tem grande vantagem para os brasileiros, que venceram 34 dos 73 jogos disputados entre os dois times, além de 19 empates e 20 vitórias uruguaias. O Brasil marcou um total de 129 gols, contra 94 do Uruguai. O artilheiro do confronto é o meia Jair Rosa Pinto, que escreveu seu nome na história com 9 gols contra o Uruguai.