20 SET 2024 | ATUALIZADO 12:16
MOSSORÓ
Da redação
26/03/2016 05:42
Atualizado
14/12/2018 00:15

Candidatos à reitoria da UFERSA participam de Ciclo de Debates

O ciclo de debates acontecerá nos quatro campi da universidade e terá início no dia 29 de março no campus de Mossoró. Três chapas concorrem à reitoria da universidade
Valéria Persali

Os candidatos à reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) participarão a partir do dia 29 de março de um Ciclo de Debates. Três chapas concorrem à reitoria da univesidade, com eleição marcada para o próximo dia 13 de abril.

Os debates, que acontecerão nos quatro campi, será realizado em uma parceria entre o Sindicato Estaduais de Trabalhadores em Educação de Ensino Superior (SINTEST) da UFERSA, a Associação de Servidores da UFERSA e do Diretório Central de Estudantes (DCE).

Leia mais:

Pesquisa aponta Ludimilla Oliveira na liderança para reitoria da Ufersa

Na última segunda-feira, 21, representantes das três chapas, juntamente com representantes do SINTEST-RR/UFERSA, ADUFERSA e DCE se reuniram na sede do Sindicato para tratar das questões referentes ao debate.

O primeiro debate será no Campus de Mossoró, no dia 29 de março, a partir das 19h, no Auditório Amâncio Ramalho. O segundo acontece no Campus de Pau dos Ferros, no dia 31 de março, a partir das 15 horas.

O terceiro debate será em Angicos, no dia 04 abril, começando também a partir das 15 horas. E o quarto é ultimo vai acontecer no Campus de Caraúbas, no dia 06 de abril, a partir das 9 horas da manhã.

Também ficou decidido que o debate terá 05 blocos. O primeiro para a apresentação dos candidatos. O segundo com perguntas temáticas entre os candidatos.

Tanto as perguntas (tema), quanto à ordem de quem e para quem faz a pergunta será decidida mediante sorteios. Cada candidato terá direito a fazer uma única pergunta, sendo garantida réplica e tréplica. O terceiro com perguntas entre os candidatos com a ordem e o tema escolhidos por meio de sorteios.

O quarto bloco do debate será para perguntas do público com cada candidato respondendo a três perguntas, que serão sorteadas de forma aleatória. As perguntas da plateia serão colocadas numa urna e sorteadas na hora do debate. O quinto e último bloco será destinado às considerações finais dos candidatos;

As normas para o Ciclo de Debates foram aprovadas após ampla discussão entre os representantes das entidades promotoras Allyson Bezerra, do SINTEST-RN/UFERSA; Joaquim Pinheiro, ADUFERSA e, Osmar Medeiros, Claudino Mendes e Matheus Mendes, do Coletivo DCE/UFERSA.

Também se fizeram presente os representantes de cada candidatura. A professora Luciana Mafra, da chapa dos professores José de Arimatea (reitor) e José Domingues (vice).

O professor Ricardo Leite, da chapa da professora Ludimilla Oliveira (reitora) e do professor Rui Sales (vice) e a servidora técnica-administrativa Caroline de Souza, da chapa do professor Francisco Odolberto (reitor) e da professora Jacimara Ferbolone (vice).

O coordenador-geral setorial do SINTEST-RN/UFERSA frisa que o Sindicato trabalha para engrandecer o momento democrático na universidade, citando como exemplo, a promoção do ciclo de debates que vai possibilitar aos candidatos à reitoria da UFERSA levar propostas a toda a comunidade acadêmica ufersiana.

“É uma oportunidade não só de ouvir, mas também de questionar sobre as propostas que serão apresentadas”, afirmou Allyson Bezerra.

O sindicalista reforçou ainda o caráter de neutralidade e de responsabilidade do SINTEST-RN/UFERSA. “Todos terão condições iguais para apresentarem a comunidade acadêmica e em especial aos servidores técnicos da universidade as suas propostas”, finalizou.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário