A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) divulgou nesta quinta-feira (31) que já foram notificados 13 casos suspeitos de influenza H1N1 (popularmente conhecida como gripe suína) no primeiro semestre de 2016 em todo o Rio Grande do Norte. Além desses, outros quatro casos já foram analisados e descartados.
Mossoró, maior município em território e segundo maior em habitantes do RN, não possui nenhum caso suspeito da doença.
Até o momento, Natal lidera com 11 casos suspeitos em investigação. Os outros dois foram registrados em Lagoa Nova, na região Central, e em Parnamirim, região Metropolitana de Natal.
De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da SESAP, Cláudia Frederico, o quadro epidemiológico atual não configura motivo para pânico na população.
“O quadro não é motivo para alarme, apenas para continuarmos vigilantes, intensificando sobretudo a orientação para que a população se antecipe a algumas situações e evite, por exemplo, os aglomerados, sobretudo em ambientes fechados”, esclareceu a coordenadora.
No próximo dia 30 de abril, será iniciada a campanha de vacinação contra a influenza H1NI em todo o Rio Grande do Norte.
Na rede pública, a vacinação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Recomendações para evitar o H1N1: