02 JAN 2025 | ATUALIZADO 18:31
VARIEDADES
Da redação
07/04/2016 12:49
Atualizado
12/12/2018 00:45

Teatro Dix-huit Rosado recebe espetáculo com intérprete de Libras

?Aos nossos filhos? propõe reflexão sobre famílias contemporâneas e terá apresentação única em Mossoró nesta sexta-feira (08).
Irene Nóbrega

O espetáculo “Aos nossos filhos” chega ao palco do Teatro Dix-Huit Rosado, nesta sexta-feira (08), às 19h, para uma única apresentação. Com texto de Laura Castro e direção de João das Neves, a peça trata de relações familiares contemporâneas, a partir de um embate entre mãe e filha, inspirado em experiências pessoais da autora. A apresentação contará com uma intérprete de Libras.

Na história, mãe e filha têm personalidades bem diferentes. A matriarca, vivida por Marta Nóbrega, é uma mulher que lutou contra a ditadura no Brasil, pegou em armas, foi exilada e morou em diversas partes do mundo. Já a filha, interpretada pela própria Laura Castro, vive um casamento prestes a completar 15 anos com outra mulher, que está grávida do primeiro filho do casal. 

A peça se passa na noite em que a filha conta para a mãe que vai ter um filho através da barriga da companheira. A notícia traz à tona encontros e conflitos das duas gerações. Neste momento, o espetáculo coloca em confronto duas mulheres, mãe e filha, ambas revolucionárias – cada uma em seu tempo –, e tem como pano de fundo questões como liberdade individual e novas configurações familiares, com suas consequências, desdobramentos e afetos.

O desejo de escrever sobre este tema nasceu de uma experiência pessoal da autora. Casada há 13 anos com Marta Nóbrega, as duas têm juntas três filhos: Rosa (gerada por Marta), José (gerado por Laura) e Clarissa (adotada).

“A experiência me aproximou ainda mais das questões ligadas a famílias homoafetivas no Brasil. Anteriormente a este espetáculo, participei do programa de TV Novas Famílias, dirigido por João Jardim, no qual trabalhei na pesquisa, e acabamos nos tornando personagens”, conta Laura.

O premiado João das Neves, que dirigiu o teatro de rua do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), até a sua extinção pelo golpe de 1964, e fundou o histórico grupo Opinião, reforça, em sua direção, o papel do texto como instrumento artístico de importante reflexão social.

Serviço:

“AOS NOSSOS FILHOS”

Data: 8 de abril

Horário: 19h

Local: Teatro Dix-Huit Rosado

Endereço: Av. Rio Branco s/n – Centro – Mossoró, RN

Informações: (84) 3315 5046

Classificação etária: 16 anos

Ingresso: R$ 15,00

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário