28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
08/04/2016 14:28
Atualizado
14/12/2018 09:32

Rio Grande do Norte registra duas mortes por influenza A

Até o dia 2 de abril, foram notificados 33 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que englobam influenza A (H1N1 e H3N2)
Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (08), os números da influenza no Rio Grande do Norte. Quanto a H1N1, foram notificados 3 casos, dos quais 2 vieram a óbito.

Até a semana epidemiológica 13 (que se encerrou em 02/04/16), foram notificados 33 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que se refere à síndrome gripal que apresente dificuldade respiratória ou outros sinais de gravidade.

Dos 33 casos notificados, 8 vieram a óbito e 20 se concentram em Natal. As notificações englobam a influenza A (H1N1 e H3N2) e casos de SRAG não especificados e em investigação.

Em relação ao H3N2, houve 1 caso notificado, 6 de SRAG não especificado, dos quais 2 vieram a óbito, e 23 casos suspeitos de SRAG em investigação, sendo 4 óbitos.

Diante do aumento de notificações de casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e ocorrência de 2 óbitos confirmados para H1N1, a Sesap elaborou e divulgou uma nota técnica para assistência oportuna aos casos suspeitos por influenza, com orientações para manejo clínico dos casos.

Segundo a subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap,  Kristiane Fialho, não há motivo para pânico na população. Além de orientar as pessoas a evitar aglomerados, a Sesap chama a atenção para a importância dos hábitos de higiene na prevenção da influenza, com destaque para:

- lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar

- cobrir a boca com lenço descartável, ao tossir ou espirrar

- não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal

- lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca

Com relação aos medicamentos para combater a gripe, a Sesap está solicitando a ampliação do estoque de medicamentos e fazendo o levantamento do quantitativo nos hospitais descentralizados.

A campanha de vacinação contra influenza no estado está programada para o próximo dia 30, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário