19 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:35
MOSSORÓ
Da redação
15/04/2016 14:12
Atualizado
13/12/2018 05:45

Unidades devem intensificar notificações de doenças causadas pelo Aedes

A medida visa combater subnotificações em Mossoró e manter atualizado o sistema de estatísticas das doenças relacionadas ao mosquito
Gildo Bento

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância à Saúde, enviou ofício solicitando que clínicas e unidades de saúde públicas e privadas de Mossoró intensifiquem as notificações de doenças relacionadas ao Aedes aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A medida visa combater subnotificações e manter atualizado o sistema de estatísticas das doenças relacionadas ao mosquito.

De acordo com Geizarelle Soares, gerente executiva da Vigilância à Saúde, todas as notificações e confirmações que chegam ao setor são contabilizadas e inseridas no sistema, para monitoramento das doenças. "Mas vimos a necessidade de solicitar, por ofício, para as unidades de saúde municipais, estaduais e privadas que não se esqueçam de notificar casos suspeitos ou confirmados. Nesse momento de surto, o monitoramento dessas doenças deve ser intensificado, para buscarmos mais recursos", explica.

O envio dos ofícios começou nesta semana e se dará até até próxima terça-feira, 19. "Foi por meio do número de notificações que conseguimos, por exemplo, o carro fumacê no município e que estamos buscando mais recursos juntos ao Governo Federal. O conhecimento exato do problema é fundamental para melhorarmos as políticas de combate e buscarmos mais verbas", conclui.

Com informações da Prefeitura de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário