19 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:20
MOSSORÓ
Da redação
18/04/2016 08:48
Atualizado
13/12/2018 05:42

Conselho de Medicina vê ?melhora bastante significativa? na Almeida Castro

A inspeção do CREME/RN aconteceu em março. Ministério da Saúde também enviou equipe para avaliar a estrutura. Equipes elogiaram o trabalho que vem sendo feito pela Junta Interventora
Cezar Alves

O Conselho Regional de Medicina (CREME/RN), após inspeção realizada no Hospital Maternidade Almeida Castro, destacou que “após a Junta de Interventora ter assumido a APAMIM não há dúvidas que ocorreu uma melhora bastante significativa na prestação de serviços em decorrência da atual administração”.

A inspeção do CREME/RN no Hospital Maternidade Almeida Castro aconteceu em março. O Ministério da Saúde também enviou equipe para inspecionar a estrutura. As duas equipes elogiaram o trabalho de reestruturação que vem sendo feito e sugeriram recomendações.

A Junta de Intervenção, coordenada por Larizza Queiroz, assumiu a Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró (APAMIM) em outubro de 2014. Esta entidade é responsável pela gestão do Hospital Maternidade Almeida Castro.

Na época, toda estrutura estava parada, causando um caos no sistema de saúde de obstetrícia em Mossoró. As mulheres grávidas estavam sendo levadas para ter seus filhos em outras cidades. O CREME constatou que três bebês morreram na barriga da mãe.

Sob os cuidados do juiz federal Orlan Donato Rocha, a Junta de Intervenção conseguiu ampliar a parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró para reabrir a maternidade, com toda uma estrutura renovada de UTI neonatal, UTI intermediária e Mãe Canguru.

(Foto: Cezar Alves/MH)

Também foram reativados o alojamento conjunto, laboratório, entre vários outros serviços e programas de apoio à mulher recomendados pelo Ministério da Saúde, que foram colocados para funcionar pela Junta de Intervenção paralelo aos serviços de maternidade.

Também foi aberta a Unidade de Terapia Intensiva adulto, um Centro Cirúrgico com 4 salas e uma clínica cirúrgica para 34 pacientes. O Hospital Maternidade Almeida Castro, que continua no processo de reestruturação, já opera com 140 leitos.

Ao ser provocado pela Ordem dos Advogados do Brasil, a CREME/RN, que havia fiscalizado e pedido a intervenção judicial da APAMIM em 2014, retornou ao Hospital Maternidade Almeida Castro para avaliar a estrutura. Saíram felizes com o resultado da intervenção.

Em documento enviado à Justiça Federal, o CREME/RN escreveu: “que após a Junta de Interventora ter assumido a APAMIM não há dúvidas que ocorreu uma melhora bastante significativa na prestação de serviços em decorrência da atual administração”.

O advogado Klevelando Augusto da Silva dos Santos, do CREME, que assina o documento no dia 7 de abril, enviado à Justiça Federal, demonstrou satisfação com o resultado do trabalho da Junta de Intervenção, apesar da escassez de recursos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário