25 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:06
POLÍTICA
Assessoria de Comunicação - ASCOM
14/04/2015 13:53
Atualizado
13/12/2018 07:59

Secretário destaca ações para garantir resolutividade na rede hospitalar estadual

Lagreca afirmou que a gestão vem trabalhando continuamente para garantir o abastecimento das unidades hospitalares
Internet

Reabertura da maternidade do Hospital Regional de Macaíba, reorganização do fluxo de pacientes com problemas vasculares para o Hospital Ruy Pereira e garantia de abastecimento das unidades hospitalares. Estas são as principais medidas a curto prazo indicadas pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, para garantir a resolutividade nos hospitais estaduais.

Lagreca afirmou que a gestão vem trabalhando continuamente para garantir o abastecimento das unidades hospitalares. "Os fornecedores ainda tinham um certo descrédito em relação ao pagamento, porque alguns empenhos foram cancelados por dívidas existentes do governo anterior, mas estamos contornando a situação aos poucos. Alguns medicamentos essenciais estão em processo de compra emergencial e os hospitais do estado que possuem autonomia administrativa/financeira também estão com processos de aquisição em curso para suprir suas necessidades".

Em relação aos problemas com os aparelhos de raio-x e tomógrafo do Hospital Walfredo Gurgel, o secretário garantiu que já existe um processo de licitação tramitando para aquisição de um novo tomógrafo para a unidade e que o raio-x estava previsto para entrar em funcionamento na tarde desta terça-feira (14). "São aparelhos sensíveis que estão em uso praticamente durante as 24 horas do dia e são passíveis de problemas técnicos", afirmou Ricardo Lagreca.

De acordo com o secretário, os pacientes que precisam destes exames estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. "Vamos também manter contato com a direção do hospital Walfredo Gurgel para que os profissionais da unidade possam auxiliar a equipe do Deoclécio Marques, em virtude da situação emergencial e do grande volume de exames que estão sendo feitos. É preciso que todos deem as mãos".

Ricardo Lagreca também pediu o apoio dos municípios de todo o estado, que possuem gestão plena em saúde, para que garantam o atendimento aos seus moradores nos hospitais municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que não precisem se deslocar para os hospitais da capital, sobrecarregando a rede.

O secretário também lembrou a escassez no atendimento pediátrico privado, que vem convergindo para um maior tumulto nos serviços públicos e frisou a reabertura da maternidade do Hospital Regional de Macaíba. "Há três anos que não nasce nenhuma criança no hospital de Macaíba. Queremos mudar essa realidade e no final de maio retomar este serviço tão importante", finalizou o secretário estadual de saúde.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário