28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
MOSSORÓ
Da redação
29/04/2016 13:57
Atualizado
13/12/2018 10:42

Estudantes da Ufersa testam pastel, nuggts e pizza à base de pescado

Pastel de tapioca com tilápia, nuggts de polvo e pizza de peixe fazem parte dos testes desenvolvidos por alunos do 7º período do curso de Engenharia de Pesca
Passos Jr./Ufersa

Estudantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) desenvolvem produtos à base de pescado. Nesse semestre, os alunos estão testando três novos produtos: o pastel de tapioca com tilápia, o nuggts de polvo e, a pizza de peixe.

Nesta sexta-feira, 29, a comunidade acadêmica foi convidada a participar da terceira etapa do trabalho dos estudantes de pesca com a análise sensorial do pastel de tapioca com tilápia, quando é avaliada a cor, odor, sabor, textura e suculência do produto.

Os 50 voluntários, a maioria estudantes, degustaram o pastel respondendo um questionário. Na próxima sexta-feira, dia 06 de maio, será a vez do nuggts de polvo e a pizza de peixe. O experimento acontece no Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado, o LAPESC, localizado no campus Oeste da Ufersa Mossoró.

A participação dos degustadores, afirma o estudante de Engenharia de Pesca, Geferson Mário Rebouças de Santos, é uma forma de mensurar a aceitabilidade do novo produto. Antes da degustação, o pastel de tapioca de tilápia passou por teste (primeira etapa) e o reteste (segunda etapa).

“É a parte que as pessoas vão opinar sobre a aceitação ou não do produto, afirmando se gostaram, não gostaram ou se gostaram moderadamente”, afirmou Geferson Santos. Os degustadores também opinam sobre a intensão de compra: se comprariam, provavelmente comprariam ou não comprariam.

Tanila Santos é mestranda em Ciência Animal, na área de tecnologia do pescado e monitora o trabalho dos estudantes de graduação. “Queremos agregar valor ao pescado com produtos inovadores que não estão no mercado”, opinou. Tanila adiantou que o trabalho acontece de forma acadêmica, carecendo de uma avaliação nutricional para a produção industrial.

“Eu sempre deixo a sequência do produto, como estudo de vida de prateleira, análise nutricional, e estudo de viabilidade econômica para os alunos trabalharem, inclusive com a ideia de patente ou propriedade da formulação”, adiantou o professor Alex Gonçalves, da disciplina Beneficiamento do Pescado.

Segundo ele, no Laboratório de Pesca da Ufersa já foram desenvolvidos cerca de 30 produtos, sendo que o beneficiamento do pescado é um dos tripés do curso de Engenharia de Pesca. Alex Augusto adiantou que pretende reunir os produtos num livro a ser publicado pela editora da Universidade, a Edufersa.

Com informações da Assecom/Ufersa

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário