07 SET 2024 | ATUALIZADO 21:36
ESTADO
Da redação
11/05/2016 09:33
Atualizado
12/12/2018 12:37

Com menos de 9% de sua capacidade, Coremas preocupa na Paraíba

Devido ao nível muito baixo do reservatório, preocupação aumenta no Oeste do RN, abastecido pela Armando Ribeiro que está com menos de 20% de sua capacidade total

É crítica a situação de abastecimento de pelo menos 400 mil habitantes do Alto Sertão da Paraíba, com água do Açude Coremas/Mãe D’Água. O reservatório está com apenas 9% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água.

Por consequência, é igualmente crítica a situação de abastecimento de pelo menos 600 mil habitantes de 41 municípios do oeste do Rio Grande do Norte, que são abastecidos através de sistema adutor com água do reservatório Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.

A Armando Ribeiro, localizada numa região de 62 kms entre as cidades de Itajá e Jucurutu, na região do Vale do Açu, está com menos de 20% de sua capacidade de armazenamento, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.

E a preocupação da população do Alto Sertão da Paraíba deve ser motivo em dobro da população do Oeste do Rio Grande do Norte, inclusive Mossoró, porque a Armando Ribeiro, para receber água, primeiro o Coremas tem que encher e sangrar.

Na região do Seridó, por exemplo, o Açude de Coremas abastece as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas, através da captação feita no Rio Piranhas, que é perenizado com água liberada nas comportas do Coremas.

No Coremas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu informa que os números são desanimadores. Atualmente, o Açude conta com um nível acumulado d’água de 52 milhões, 364 mil e 432 m³ de água, o equivalente a 8,8% de sua capacidade.

Situação semelhante ao Açude Mãe D’Água,com apenas 13,8% de sua capacidade. Para José Procópio de Lucena, presidente do CBHPPA, a situação é pior que no mesmo período do ano passado e do início das chuvas deste ano de 2016.

Veja mais em vídeo do Comitê de Bacias

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário