21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
MOSSORÓ
Da redação
12/05/2016 09:37
Atualizado
13/12/2018 11:27

Zona Azul tem duas empresas interessadas em operar sistema

Implantação do estacionamento rotativo de Mossoró foi tema de audiência pública promovida na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (12).
Josemário Alves

O estacionamento rotativo de Mossoró (Zona Azul) foi tema de audiência pública promovida na Câmara Municipal nesta quinta-feira (12). Durante o evento, foi anunciado que duas empresas estão participando da licitação que definirá quem operará o sistema na cidade.

A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Trânsito e Mobilidade Urbana, Alvibá Gomes. “Duas empresas compraram o edital, uma entrou com um recurso, estamos agora na fase de julgamento desse recurso. Quem determina esse prazo é o setor jurídico”, explicou o auxiliar.

Ainda segundo Alvibá, o novo sistema trará inúmeros benefícios para a população. “Esse projeto já foi discutido com a sociedade, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Poder Legislativo, e é de grande aceitação. É importante para Mossoró porque vai ordenar o trânsito na cidade, revitalizar o comércio, a partir da rotatividade das vagas de estacionamento”, afirma o secretário.

Para o presidente da CDL, Getúlio Vale, a Zona Azul impulsionará o comércio mossoroense na região central da cidade. “Vai gerar abertura de mais emprego para a população, tendo em vista que quanto mais se vende mais se coloca auxiliares para trabalhar. O Centro da cidade hoje, devido à falta de estacionamento, está perdendo muito. Estamos de acordo, mas também nos preocupamos com os colaboradores, onde eles irão deixar suas motos, seus carros?”, pontua o empresário.

Sobre as vagas específicas para os trabalhadores do comércio, o vereador Vingt-un Neto, propositor da audiência pública, sugeriu à Prefeitura que as vagas existentes às margens do Rio Mossoró, ao lado do Clube Carcará, sejam exclusivas para o uso de comerciantes que dão expediente de forma integral no centro, assim como sugeriu também a construção de uma guarita naquele local com a presença de policial com objetivo de manter a segurança.

(Fotos: Josemário Alves/MH)

Representando a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana, o agente de trânsito Luiz Correia afirmou que o entendimento do Município é que a área citada seja exclusiva para lojistas, que deverão fazer cadastro previamente.

Luiz também foi o responsável pela explicação de como a Zona Azul funcionará. Serão delimitadas quatro grandes áreas no Centro, sendo uma de estacionamento gratuita, e as demais com tempo determinado para o veículo permanecer parado no local.

“Terá o rotativo rápido de até uma hora, que são aquelas vagas próximas aos bancos, por exemplo. Há também os estacionamentos de duas e três horas. Quanto mais distante do Centro, o condutor tem mais tempo para deixar o seu veículo estacionado”, relatou o agente.

A Zona Azul vai funcionar de forma eletrônica, através de espaço virtual, call center ou quiosque instalado em ponto estratégico na área. A fiscalização será feita através de um dispositivo instalado em veículo que circulará e identificará os carros que foram pagos ou não. A inspeção on line, fiscalização e impressão dos autos de infração serão feitas pelos agentes.

Durante a audiência, o presidente o Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO), Michelson Frota, apresentou pesquisa mostrando que ¾ da população, embora não conheça a zona azul, é a favor do projeto, por acreditar que a implantação do estacionamento rotativo irá melhorar a organização, proporcionará maior segurança e o aumento na quantidade de vagas.

Participaram também do evento o presidente do Sindicato dos Taxistas, Willame Fernandes, diretor do Detran, Nogueira de Dodoca, além de representantes do Poder Executivo, como o secretário de Infraestrutura, Tidal Amorim. Os vereadores Tomaz Neto (PDT), Soldado Jadson (SD) e Izabel Montenegro (PMDB) acompanharam as discussões.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário