21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
MOSSORÓ
Da redação
12/05/2016 11:27
Atualizado
13/12/2018 11:27

Serviço de verificação de óbito será inaugurado dia 24

SVO tem com objetivo investigar casos de mortes desconhecidas, mal definidas ou sem identificação. Serviço é realizado realiza Prefeitura de Mossoró em parceria com a UERN
Valéria Lima / MH

Em breve Mossoró contará com seu Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A inauguração está marcada para o dia 24 de maio. A obra é realizado pela Prefeitura de Mossoró em parceria com a Univesidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O SVO tem o objetivo de investigar causas de óbitos desconhecidas, mal definidas ou sem identificação.

O serviço funcionará nas nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) e também será um importante equipamento para colaboração didática e científica da comunidade acadêmica da Uern. O recebimento dos óbitos se dará no horário das 8h às 12h.

A estrutura contará com 10 técnicos de necropsia, quatro patologistas, 1 histopatologista, 2 assistentes sociais, 2 auxiliares de gestão e 2 diretores.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, o SVO poderá receber óbitos de mais de 60 municípios do RN. “A Prefeitura custeará a folha de pagamento dos profissionais e aquisição de insumos; a Uern entra com a cessão do espaço e de alguns equipamentos, e o Ministério da Saúde com auxílio no custeio mensal”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, o novo serviço será um salto importante para a saúde pública municipal.

“O equipamento irá nos trazer informações confiáveis sobre as causas de mortes e fortalecerá nossas estatísticas de saúde, que terão dados mais concretos para trabalhar a prevenção e o combate às doenças”, relata, destacando que mortes violentas ou suspeitas continuarão com o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário