21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
MOSSORÓ
Da redação
25/05/2016 06:43
Atualizado
13/12/2018 13:38

Prefeito recebe prêmio nacional por investimentos em segurança

Ampliação das Bases Integradas Cidadãs (BICs) levou Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-prefeitos da República a escolher o projeto como um dos melhores do Brasil na prevenção e combate à criminalidade.
Secom/PMM

O prefeito Francisco José Júnior recebe na manhã desta quarta-feira (25), no Senado Federal, o Prêmio ANPV (Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-prefeitos da República), pelos investimentos promovidos em segurança público a partir da ampliação das Bases Integradas Cidadãs (BICs).

As Bases foram avaliadas em critérios de prevenção e combate à criminalidade e maior garantia na área de segurança pública, e monitoramento dos locais de maior índice de delitos penais para a diminuição do índice de criminalidade.

O resultado da ANPV também coloca a cidade entre as 100 mais sustentáveis do Brasil. Para Francisco José Júnior, a premiação comprova que mesmo apesar da crise, Mossoró continua sendo destaque em nível nacional, por investimentos em setores prioritários.

“Mesmo em um momento tão difícil para o país, com mais de três mil prefeituras com folha de salário atrasada, com o fechamento de mais de mil equipamentos, entre creches, escolas, Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil, Mossoró continua se destacando. Aqui, não fechamos nenhum serviço, pelo contrário, estamos entregando novos serviços à população, nossa folha está em dia. O prêmio mostra que, mesmo na crise, Mossoró está indo na direção certa”, afirmou o prefeito.

(Foto: Ismael Sousa/MH)

A iniciativa da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-prefeitos da República visa destacar ações que mostram desenvolvimento econômico e social de grande relevância para a população.

Os 100 melhores municípios foram escolhidos através de respostas elaboradas a partir de um questionário disponível no site da ANPV. Para as escolhas, um comitê de avaliação checou as informações para confirmar o sucesso do projeto inscrito pelas cidades.

LEIA MAIS:

Prefeitura entrega BIC do Vingt Rosado e reforça segurança no bairro

Moradores do Boa Vista comemoram abertura de Base Integrada Cidadã

Hoje Mossoró conta com sete Bases Integradas Cidadãs (Santo Antônio, Paredões, Sumaré, Abolições, BIC Tur, Vingt Rosado e Boa Vista), sendo seis delas inauguradas na atual gestão municipal. São elas: Santo Antônio, Paredões, Sumaré, Abolições, BIC Tur, Vingt Rosado e Boa Vista.

Reconhecimento nacional

Não é a primeira vez que instituições nacionais colocam Mossoró em destaque na gestão do prefeito Francisco José Júnior. Levantamento realizado pela consultoria Austin Rating, principal empresa de classificação de risco no Brasil, coloca a cidade em 28º lugar entre os municípios de grande porte do país que mais investe em saúde e educação.

Os dados fazem parte do anuário “As melhores cidades do Brasil”, publicado pela revista de circulação nacional IstoÉ, e são referentes ao ano de 2014.

O ranking foi elaborado a partir dos relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. Em 2014, a Prefeitura de Mossoró investiu 31,98% do seu orçamento em saúde e 34,51% em educação, bem acima do que determina a Constituição Federal, que estabelece como investimento mínimo para os setores, respectivamente, 15% e 25%.

O anuário publicado pela revista IstoÉ também mostra que Mossoró, no indicador Desenvolvimento Humano, ocupa a 32º posição entre as cidades de grande porte do país.

Melhor para se viver e para investir em imóveis

No início de 2015, a revista de circulação nacional Exame publicou um ranking da empresa Delta Economics & Finance/América Economia que colocou Mossoró como a 50ª melhor cidade para se viver no Brasil.

Foram analisadas nessa pesquisa 77 características de cada uma das mais de 5,5 mil cidades brasileiras. O estudo levou em conta variáveis relacionadas à qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança, entre outros fatores.

Recentemente, pesquisa realizada pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária, também publicada pela revista Exame, apontou Mossoró como uma das 100 melhores cidades do país para se investir em imóveis. O levantamento foi realizado em todos os municípios do país com menos de um milhão de habitantes.

Município integra G-20 do Semiárido Nordestino

Outra conquista que reforça a importância de Mossoró no cenário regional e nacional é a inclusão do município, G-20 do Semiárido Nordestino, fórum permanente que reúne as 20 cidades com as melhores indicações econômicas da região Nordeste. O grupo representa um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de R$ 50 bilhões e uma população de mais de 4,6 milhões de habitantes.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário