18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
ESTADO
Da redação
22/04/2015 07:44
Atualizado
13/12/2018 12:04

?A situação do abastecimento é crítica?, diz chefe do IBGE sobre reservatórios do RN

Três dos principais reservatórios do Estado apresentam volume morto e dois estão com aproximadamente 30% de sua capacidade de armazenamento
Aldemir Freire/IBGE

Três dos principais açudes do Rio Grande do Norte apresentam volume morto. Dois apresentam aproximadamente 30% de sua capacidade máxima de armazenamento.

O açude Itans, em Caicó, com capacidade para 84 milhões de metros cúbicos de água, Gargalheira, que tem capacidade para armazenar até 40 milhões de metros cúbicos de água, em Acari, e a barragem de Pau dos Ferros, que pode armazenar até 56 milhões de metros cúbicos de água, estão totalmente secos.

Estes reservatórios são responsáveis pelo abastecimento de todas as cidades próximas.

A situação da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, é preocupante. Tem menos de 30% de sua capacidade máxima de armazenamento de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. Num esteve num nível tão baixo depois que encheu pela primeira vez em 1985.

Já a barragem de Santa Cruz, em Apodi, que comporta 600 milhões de metros cúbicos de água, tem pouco mais de 30%. O governo quer transpor as águas deste reservatório para irrigar pelo menos 5 mil hectares na região da Chapada do Apodi e também abastecer 30% de Mossoró através de sistema adutor,que está em obras.

De acordo com o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aldemir Freire, de dezembro de 2014 até o momento, o volume diminuiu, mesmo com as chuvas registradas este ano, o volume caiu de 28,4% para 26,9%, uma média a nível de Estado. Segundo ele, o volume apresentado é muito baixo para a necessidade do Estado.

“Mesmo que o volume de chuvas dobre no Estado, acredito que a situação do abastecimento é crítica, e a tendência é no segundo semestre a situação piore”, diz Aldemir Freire sinalizando para um possível colapso no abastecimento de aproximadamente 1 milhão de habitantes do Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com o chefe do IBGE no RN, em todo o Estado, apenas o Açude Pataxó, na região do Vale do Açu, apresenta 100% da capacidade de água estimada. Os outros apresentam um terço ou menos da sua capacidade. Pataxó encheu, porque choveu numa semana em Angicos o previsto para dois meses.

Aldemir afirma estar levantamento para avaliar a situação de cada reservatório do Estado, no início e ao final do ano, nos últimos anos.

"Esse levantamento é importante para sabermos com qual volume os reservatórios iniciam o ano e com qual volume fecham o ano", diz Aldemir.

De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Gilmar Brisott, no momento o RN apresenta uma instabilidade seguido de bloqueio, que está impedindo o volume de chuvas na região.

“Como a situação é instável, pode chover a qualquer momento, acreditamos que nos próximos três dias já deve ocorrer chuva”, diz Gilmar.

Em final de março deste ano, o Governo do Estado decretou estado de calamidade em 153 municípios do RN.

O decreto vale por 180 dias. No caso de não chover neste período o suficiente para reabastecer os reservatórios de água doce, este decreto pode ser estendido.  

ABASTECIMENTO REDUZIDO EM PAU DOS FERROS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que a cidade Pau dos Ferros, que sofre constantemente com o abastecimento de água, terá abastecimento em forma de rodízio nos próximos dias.

Cada setor receberá água durante 3 dias e passará 6 dias sem abastecimento.

O problema foi ocasionado por vazamentos na Adutora do Alto Oeste.

Com a barragem de Pau dos Ferros apresentando volume morto, a cidade estava sendo abastecida pela barragem de Santa Cruz, em Apodi.

Pau dos Ferros está dispondo apenas de 1/3 do volume de água necessário para abastecer todo o município, que possui aproximadamente 29.696 habitantes, segundo o IBGE.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário