23 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
02/06/2016 18:26
Atualizado
12/12/2018 15:05

Denatran revê lei e exigência de habilitação para conduzir cinquentinhas é adiada

O último prazo para circular com as ?cinquentinhas? sem habilitação ou a autorização era 31 de maio. Prazo já foi adiado em três oportunidades pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN)
Valéria Lima / MH

Pela terceira vez, o prazo final para exigência de carteira de habilitação ou autorização para conduzir ciclomotores nos casos das chamadas "cinquentinhas", em todo o país, foi adiado. Por conta de uma alteração sancionada ainda pela presidente Dilma Rousseff no dia 4 de maio, os condutores têm agora até 3 de novembro para portar o documento.

O último prazo para circular com as “cinquentinhas” sem habilitação ou a autorização era 31 de maio. No Rio Grande do Norte a fiscalização começou ainda ontem e resultou em multas para os condutores sem CNH.

O Departamento Nacional de Trânsito informou, em nota, nesta quinta-feira (02), que ao rever a lei descobriu a alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A lei 13.281 do CTB, estabelece, entre outros itens, o aumento no valor de multas de trânsito, e altera o artigo 162, referente ao uso de carteira de habilitação para dirigir.

O artigo atualmente diz que é infração gravíssima "dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir". Ele não cita a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), documento que também é aceito para guiar as "cinquentinhas".

Leia mais:

Justiça retira exigência de CNH para conduzir "cinquentinhas"

Cinquentinhas: Detran explica procedimentos para retirada de habilitação

Condutores de “cinquentinhas” têm até 31 de maio para obterem habilitação

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário