22 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
MOSSORÓ
Maricelio Almeida
06/06/2016 13:47
Atualizado
13/12/2018 16:10

Mossoroenses acompanham com alegria passagem da Tocha

Famílias inteiras acompanharam o revezamento da chama olímpica pela cidade. Personalidades como Antônio Francisco, Cícero Ramalho, Leandro Higo e Alice de Melo conduziram a chama.
Josemário Alves / MH

Eram exatamente 18h49 quando a pira foi acesa no palco montado na Estação das Artes Elizeu Ventania. Quem trazia nas mãos o maior símbolo dos Jogos Olímpicos era a professora Zelda Caldas, que deixou seu recado, diretamente de Mossoró, para o mundo: “O Brasil é lindo”.

Assim foi encerrado o revezamento da Tocha Olímpica na cidade, após aproximadamente três horas de um verdadeiro espetáculo de beleza, que encantou, emocionou e transformou esta segunda-feira, 6 de junho de 2016, em uma data já inesquecível para os mossoroenses.

(Fotos e vídeos: Josemário Alves/MH)

Antes de Zelda, quem conduziu a Tocha foi o cordelista Antônio Francisco, um dos indicados pela Prefeitura para o evento que antecede as Olimpíadas. Acompanhado de centenas de pessoas, o poeta vibrou ao carregar a chama e, chegando à Estação, resumiu em versos a emoção que sentiu. CONFIRA:

A chama, que vem percorrendo o Brasil desde o dia 3 de maio,  chegou a Mossoró por volta das 16h, 47 minutos antes do previsto. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já havia anunciado que não haveria atrasos. O primeiro a conduzir a tocha foi o ex-jogador de futebol Cícero Ramalho.

(Foto: Gildo Bento/Secom)

Depois dele, mais 58 pessoas tiveram a oportunidade de carregar o fogo olímpico pelas cerca de 30 ruas e avenidas definidas no trajeto. Ao longo do percurso, o que se viu foi uma multidão ansiosa pela passagem da Tocha, empolgada com o momento único vivido na cidade.

Famílias inteiras prestigiaram o evento. É o caso do topógrafo Ednaldo Benício, que levou filha, neto e genro para acompanhar a passagem da chama, no bairro Nova Betânia. “Vim para ver a movimentação, é importante a passagem da Tocha pela cidade, pois ela une as pessoas”, afirmou.

A enfermeira Ana Priscila levou o sobrinho, Paulo Roberto, de apenas três anos, para o revezamento. Ela contou ao MOSSORÓ HOJE que a criança pediu para ver a passagem da Tocha, mas confessou que esse era também um desejo dela. “Vai ficar marcado para o município. É um momento histórico, sem dúvidas”, frisou.

Condutores

Nomes como o do ex-jogador Cícero Ramalho e dos atletas Leandro Higo, Alice de Melo, Aline de Paula e Marco Antônio Bezerra foram conduziram a chama pela cidade. No total, os 59 escolhidos percorreram um total de 12 km, em bairros como Alto de São Manoel, Centro, Santo Antônio e Alto da Conceição. Além dos atletas, pessoas comuns da sociedade também tiveram a oportunidade de conduzir o fogo olímpico.

É o caso da servidora pública Munique Bessa, que percorreu um trecho do revezamento em uma handbike, bicicleta inclusiva, pedalada com as mãos. “Um orgulho imenso por levar o nome de Mossoró para todo Brasil e mundo. A ficha ainda não caiu da importância de tudo isso. No início não estava ansiosa, mas quando a tocha foi acesa...”, destacou.

Empolgação

Um dos momentos mais empolgantes da Tocha foi quando a chama chegou à rua Alaíde da Escóssia, no bairro Nova Betânia. Lá, um grupo de estudantes, professores e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aguardava o vice-reitor da instituição, Algo Gondim, condutor de número 103.

A recepção a Aldo foi, literalmente, calorosa. "É fantástico, um sonho. Dedico à nossa universidade e aos profissionais da Educação Física", declarou ao MOSSORÓ HOJE.

 

"Missão cumprida", afirma prefeito após revezamento

O prefeito Francisco José Júnior avaliou como extretamente positiva a passagem da Tocha por Mossoró. Ele acompanhou o evento desde a concentração até os momentos finais, na Estação das Artes. "Vi a alegria das pessoas, a união. A Tocha é isso, tem uma simbologia muito grande". ASSISTA:

Mobilização

O percurso da Tocha Olímpica em Mossoró também contou com a presença de manifestantes que protestaram contra o Governo Temer. Ao chegar no ponto final, na Estação das Artes, integrantes do Movimento Frente Popular Brasil entoaram gritos de ordem, acompanhando os últimos condutores.

"Foi um ato extremamente positivo. Estamos protestando contra este Governo ilegítimo de Michel Temer. Tudo que planejamos estamos cumprindo, está um sendo sucesso. Tudo ocorreu de forma tranquila e pacífica", afirmou o representante do Movimento,, Aldeirton Pereira, que estimou em 500 pessoas o número de manifestantes.

Celebração

Na Estação, após o encerrado o revezamento, o público pôde acompanhar apresentação musical de artistas que integram o projeto "São João da Terra" e do cantor Dorgival Dantas. Mossoró é a última cidade do Rio Grande do Norte a receber a Tocha Olímpica, que pernoitará no município e em seguida irá para a cidade de Aracati, no Ceará.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário