22 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
MOSSORÓ
Da redação
08/06/2016 14:10
Atualizado
13/12/2018 17:02

Mossoró sobe quase mil posições em ranking nacional de transparência

Após a primeira análise feita pelo MPF, o portal da transparência de Mossoró passou por atualizações, inserindo, por exemplo, informações relacionadas a procedimentos licitatórios dos últimos seis meses
Valéria Lima

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (08), novos dados referentes ao Ranking Nacional da Transparência. Na classificação geral, Mossoró subiu quase mil posições, passando do 2.732º lugar, em outubro de 2015, para a 1.810º colocação entre todos os municípios brasileiros.

No Rio Grande do Norte, a cidade subiu sete posições, de 51º para 45º lugar. Na avaliação anterior, Mossoró obteve nota média de 4,1, subindo agora para 6,80, um aumento de 65,9%.  

A análise do Ministério Público Federal se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados como boas práticas.

Após a primeira análise feita pelo MPF, o portal da transparência de Mossoró passou por atualizações, inserindo, por exemplo, informações relacionadas a procedimentos licitatórios dos últimos seis meses; facilitando o acesso à remuneração individualizada por nome do agente público e divulgando diárias e passagens por favorecido, entre outros pontos.

Comparação positiva

Na primeira análise dos portais, em 2015, apenas sete municípios e um estado conquistaram nota 10 na avaliação. Já nesta segunda análise, o número de municípios com a nota máxima subiu para 120, enquanto o de estados subiu para três. No RN, Viçosa, na região do Alto Oeste potiguar, foi a única cidade a conquistar nota 10.

Jucurutu, no Seridó, também alcançou uma pontuação expressiva: saltando de 0 na avaliação anterior para 9,80, ocupando agora a segunda colocação no Rio Grande do Norte. A nota geral dos 167 municípios potiguares subiu de 2,90 para 4,68.

Governo

O portal da transparência do Governo do Rio Grande do Norte também melhorou sua média em relação à avaliação feita pelo Ministério Público Federal em 2015. No ano passado, a nota alcançada tinha sido 7,80. Agora o portal possui média de 9,20.

Confira AQUI gráficos, comparações e dados completos sobre o Ranking Nacional da Transparência.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário