25 NOV 2024 | ATUALIZADO 11:34
ESPORTE
Da redação
17/06/2016 14:23
Atualizado
12/12/2018 13:04

Vasco da Gama desenvolve projeto social em Mossoró

A iniciativa atende cerca de 100 crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de ensino e visa incentivá-las ao estudo e à promoção à cidadania.
Valéria Lima

O Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, desenvolve um programa social com crianças menos favorecidas em Mossoró, através do Projeto Coração Infantil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró.

A iniciativa atende cerca de 100 crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de ensino e visa incentivá-las ao estudo e à promoção à cidadania.

Por meio do projeto, o clube carioca fornece todo o material escolar licenciado pelo Vasco às crianças participantes, sem nenhum custo para os responsáveis, disseminando a história do clube, estimulando o amor e formação de novos torcedores do time cruz-maltino.

Em Mossoró, o projeto é coordenado, voluntariamente, pelo auxiliar em recursos humanos e torcedor do clube carioca, Jorge Luiz Alves Bezerra, que há três anos trabalha com crianças matriculadas na Escola Municipal Ronald Pinheiro, no Planalto 13 de Maio, e conta com uma equipe de nove componentes e todos são voluntários.

O grupo Coração Infantil Mossoró, além da distribuição de todo material escolar, realiza um encontro bimestral com todos os envolvidos no projeto. Nesses encontros são realizadas atividades didáticas, palestras de conscientização em cidadania e respeito ao próximo, além de ser um momento de confraternização entre as famílias.

Como forma de estimular o amor pelo clube e incentivar às crianças a intensificar seus estudos, o projeto presenteia todos os participantes que conseguirem bons desempenhos escolares e forem aprovados no ano letivo com uma mochila e uma camisa oficial do clube personalizada com o nome da criança, doadas exclusivamente pela diretoria do time carioca.

O projeto começou por meio de um casal de nordestinos, que recebeu um pedido inusitado de uma sobrinha. Maria Luíza solicitou a Ângela Diniz uma camisa do Vasco como presente de final de ano. O marido de Ângela, José Júnior, decide condicionar o presente à aprovação no colégio. A jovem Maria Luíza não só conseguiu o que queria como melhorou consideravelmente seu desempenho na escola.

Vendo o resultado obtido pela sobrinha, o casal decidiu atender a outras crianças interessadas transformando a ação familiar pontual em uma ação um pouco mais ampla. A partir de 2012, o clube oficializou a ideia e passou a desenvolver a iniciativa com as doações dos kits básicos aos participantes.

Hoje o projeto atinge cinco cidades do Nordeste: Mossoró e Baraúna (RN), Estância (SE), Patos e Taperoá (PB).

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário