22 SET 2024 | ATUALIZADO 11:39
MOSSORÓ
Da redação
22/06/2016 13:24
Atualizado
13/12/2018 20:06

Problema burocrático dificulta coleta para doação de medula em Mossoró

Tubos encaminhados do Hemonorte para a cidade estão sendo insuficientes para atender demanda que tem procurado Hemocentro com o objetivo de fazer doações.
Josemário Alves / MH

A família do jovem Marcos Paulo procurou novamente o MOSSORÓ HOJE para relatar a falta de tubos de coleta no Hemocentro de Mossoró. O jovem de apenas 18 anos passa por tratamento de leucemia e está em busca de um doador de medula óssea.

A falta de tubos de coleta já estava impedindo muitos doadores de realizarem o teste há alguns dias, como foi mostrado na reportagem publicada pelo portal no dia 17 deste mês. A informação foi confirmada pela assistente social Zeine de Oliveira.

No mesmo dia o Mossoró Hoje entrou em contato com a direção do Hemonorte, que administra o material repassado para outras unidades do Estado. A diretora-geral Gilca Alves informou, na época, que cerca de 300 novos tubos haviam sido adquiridos e chegariam em Mossoró ainda na sexta-feira (17).

Mesmo com a chegada do material, os tubos não têm sido suficientes. O material continua faltando. Foi o que confirmou a assistente social Zeine de Oliveira nesta quarta-feira (22).

A prima do jovem Marcos Paulo Medeiros, Liany Carlos, disse que cerca de 10 amigos de Marcos foram ao Hemocentro tentar fazer a coleta e não conseguiram.

“Acho que foram mais de 10 [pessoas] e vocês sabem que 10 significa muito porque o povo ainda tem receio desse tipo de doação”, relatou Liany Carlos.

Segundo a diretora do Hemocentro de Mossoró, Arinete Amorim, a insuficiência de tubos está sendo causada por um problema burocrático, mas está sendo resolvido.

“Está sendo resolvido, nós já entramos em contato com a família de Marcos Paulo e explicamos. Como está tendo esta falta a prioridade da coleta é para familiares”, afirmou a diretora.

O Mossoró Hoje entrou novamente em contato com o Hemonorte para saber sobre o problema e foi informado pela direção administrativa de que não poderia repassar informações, e que apenas a diretora-geral Gilca Alves poderia falar sobre o assunto, mas que tentaria buscar detalhes para repassar ao portal.

Leia mais:

Fazer o bem sem olhar a quem:  Como funciona a doação de medula óssea

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário