Os moradores dos municípios de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Dantas, localizados no Seridó potiguar, terão mais uma vez mudança no sistema de abastecimento de água, feito pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Nesta segunda-feira (27), a Caern está reativando o abastecimento da cidade de Caicó pelo Açude Itans, que tem funcionado como uma reserva técnica para períodos de maior escassez. Jardim de Piranhas continua sendo abastecida pelo Rio Piranhas, enquanto São Fernando contará com água do açude municipal, e Timbaúba dos Batistas também por um açude da cidade.
As mudanças são necessárias por conta da baixa do Rio Piranhas. O motivo, para a Companhia, pode ser a irrigação clandestina feita por alguns produtores.
Segundo a Caern, o Rio Piranhas está sofrendo "baixa", mesmo com o aumento da vazão da água vinda do Açude Curema, na Paraíba, autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) no início de junho.
A Companhia afirma que entrou em contato com a ANA solicitando maior fiscalização contra a irrigação clandestina, que ela acredita estar atrapalhando o abastecimento na região.
A água do açude Curema percorre 110 quilômetros, passando por Pombal, Paulista e São Bento, ambos na Paraíba, até alcançar o Rio Piranhas em Jardim de Piranhas. Lá existe um barramento para reter a água, possibilitando a captação para a adutora Manoel Torres que transporta o produto até Caicó.
Com informações da Caern