Uma noite de exaltação ao esporte. Foi assim que o Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini foi reaberto nesta quinta-feira (30). Após mais de quatro anos interditada, a estrutura passou por adequações, que incluíram melhorias na acessibilidade, naarquibancada e um novo piso. Com isso, o templo do esporte mossoroense está apto a receber novamente competições oficiais.
O público presente na cerimônia de reabertura pôde acompanhar uma série de apresentações esportivas, com alunos de projetos desenvolvidos pelo ou em parceria com o Município. Um verdadeiro show, onde modalidades como karatê, taekwondo, capoeira, ginástica olímpica, entre outras, foram as protagonistas.
(Fotos: Josemário Alves/MH)
Durante a solenidade, o prefeito Francisco José Júnior ressaltou a importância da reabertura do equipamento esportivo. “Agradeço a Deus por proporcionar um momento tão importante com esse para o esporte de Mossoró. Recuperamos não só piso, demos também acessibilidade, conseguimos liberar uma parte das arquibancadas. Hoje já podemos receber jogos municipais, estaduais e quem sabe até nacionais. É uma conquista para o povo de Mossoró, um avanço”, afirmou.
O chefe do Executivo ainda destacou outros investimentos promovidos pela Prefeitura na área esportiva. “Iluminamos 10 campos de futebol, municipalizamos o Nogueirão, e nesta sexta entregaremos à população o Parque Municipal, uma área de quase 80 mil m², às margens do Rio Mossoró, todos já estão convidados a conhecerem o Parque, que vai transformar para melhor a qualidade de vida dos mossoroenses”, afirmou.
A noite ainda contou com apresentação de grupo praticante de rapel e dois jogos de futsal. Na categoria infantil, a disputa ficou entre as equipes Cristais do Alto e La Bombonera. Na modalidade adulto, disputaram os times da Câmara Municipal e Prefeitura de Mossoró.
Convidado para integrar a equipe da Prefeitura durante o jogo, o ex-atacante Cícero Ramalho conversou com a reportagem do Mossoró Hoje sobre a reabertura do Ginásio Pedro Ciarlini. “Foi um prazer enorme receber o convite de Abraão e do prefeito para esse jogo. A reabertura do Ginásio tinha que acontecer, é muito importante para a cidade e para a população”, frisou.
O secretário executivo de Esporte e Lazer, Abraão Dutra, comemora a retomada das atividades esportivas no Ginásio. Ele enfatiza que desde que o prefeito Francisco José Júnior assumiu a gestão colocou como prioridade a reativação do equipamento esportivo.
“É um marco para o desportista mossoroense, porque o piso estava anos sem utilidade. O prefeito determinou que se recuperasse o piso para que a comunidade de Mossoró tivesse um local que servisse para a prática esportiva de atividades com bola. Depois da inauguração, vamos ter futsal, handebol, voleibol, basquetebol, além de outras atividades que já existem no ginásio”, pontuou.
Abraão ainda revelou que a capacidade liberada de público do Ginásio hoje é de 2 mil pessoas e que o espaço pode sim receber competições nacionais e até internacionais, sendo necessário para isso apenas o aluguel de um piso emborrachado que é instalado acima do atual.
“Nada impede que a gente traga uma seleção de futsal brasileira para jogar aqui, aluga-se o piso - que é uma terceira etapa do projeto da reforma do ginásio - e com os próprios recursos arrecadados com a partida paga-se o aluguel. Não é um custo para a Prefeitura, ao contrário, entra dinheiro nos cofres da Prefeitura”, relata.
Ginástica Artística
Um dos destaques da noite foi a apresentação dos alunos do projeto Jovem Promessa de Ginástica, desenvolvido pela Caixa Econômica em parceria com a Prefeitura de Mossoró. O professor Franklin Soares detalha que a iniciativa atende atualmente cerca de 200 crianças, com idades entre 5 e 11 anos.
“O projeto tem um cunho educativo e social. Nossas aulas acontecem de segunda a quinta, no ginásio da Escola Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Santo Antônio. O objetivo é descobrir novos talentos e oportunizar a essas crianças uma nova opção esportiva na cidade”, conclui o professor.