As sandálias Crocs, que caíram no gosto popular pela praticidade, número de cores, preço acessível, e aparente conforto pode ser na verdade um grande vilão para saúde dos pés. O uso é comum por homens, mulheres, crianças e é possível vê-los até mesmo em profissionais da saúde dentro dos hospitais.
Um estudo recente divulgado pelo site resumodasaude.com adverte que as sandálias são fabricadas com resina e plásticos elastômeros tóxicos provenientes de recipientes utilizados para armazenamento de agrotóxicos, e são pintadas com cores tóxicas com altíssimo conteúdo de chumbo. O efeito pode ser catastrófico. Quando o calcanhar não está estável, gera problemas nos pés.
Quando o calcanhar fica instável e está mal apoiado, o usuário pode sofrer uma série de problemas nos pés. O usuário começa a fazer força com os dedos dos pés, o que pode terminar causando tendinite e deformidades nos pés. Essas sandálias têm a sola flexível e pode conduzir a problemas nos arcos dos pés das pessoas.
A podóloga Evânia Batista, que atua na área há 16 anos em Mossoró. diz nunca ter recebido nenhuma reclamação sobre o uso das sandálias, mas explica uma possível causa para o estudo.
“O que pode acontecer é que o indivíduo compre a sandália do tamanho exato do pé e o calcanhar fique sobre a borda, se isso acontece ele irá sim ter problemas nos pés, tendo em vista que o pé tem muitas articulações, se uma está prejudicada todas as outras sentirão o incômodo, o ideal é que o calçado seja sempre um número a mais”, orienta a profissional.