23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:38
MOSSORÓ
Maricelio Almeida
16/07/2016 08:42
Atualizado
14/12/2018 01:15

?A mudança só acontece com arte?, diz Antônio Francisco a estudantes

Alunos da Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia promoveram na manhã deste sábado, 16, Café Literário com a participação do cordelista. Evento mobilizou dezenas de discentes
Amanda Nunes

Alunos da Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia promoveram na manhã deste sábado, 16, um Café Literário, evento que mobilizou a unidade de ensino e reuniu dezenas de estudantes. O cordelista mossoroense Antônio Francisco foi um dos convidados e ressaltou a importância de iniciativas como essa para o estimulo à leitura e, consequentemente, para a efetivação de importantes mudanças na sociedade.

“A mudança só acontece com arte. Esse é um evento simples, mas ao mesmo tempo grandioso. Fomenta o gosto pela arte, pela leitura. Vi aqui um show de talentos, na música, literatura. Crianças dizendo que já conheciam meu trabalho”, destaca Antônio Francisco, autor de obras como “Dez cordéis num cordel só”.

Para a estudante Natália Lemos, do 8º ano do ensino fundamental, o evento realizado neste sábado se configura como uma oportunidade de ampliar o conhecimento e acesso ao universo da leitura. Confira em vídeo:

O aluno Segundo Filho, do 6º ano, também aprovou o Café Literário. “É legal, porque a gente não fica só na sala de aula”, diz o jovem, que participou de uma apresentação musical e recitou ainda um poema sobre a cidade de Mossoró.

O evento promovido na Escola Dr. Lavoisier Maria integra a programação de atividades preparatórias para a Olímpiada Brasileira da Língua Portuguesa, cujas inscrições de trabalhos começam no mês de agosto, conforme explica a professora Stella Sâmia, uma das idealizadoras do Café Literário.

“Iniciamos as oficinas em maio e agora estamos dando sequência à programação com esse Café Literário - Lugares que ficam em nossa memória. São mais de 130 alunos envolvidos, recitando poemas, crônicas, apresentado peças teatrais, com o objetivo de ampliar nessas crianças o interesse pela leitura e escrita de diversos gêneros”, relata a professora.

A docente Ivanete Dias também destaca a importância do evento para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. “Estimula a produção de texto entre os alunos, os leva para um ambiente diferente do da sala de aula, fazendo com que não só pesquisem, mas como também coloquem em prática o que aprenderam”, conclui.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário