20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
NACIONAL
Da redação
19/07/2016 11:07
Atualizado
12/12/2018 12:45

Recém-nascidos no Rio já sairão da maternidade com carteira de identidade

A iniciativa é inédita no país. O projeto piloto foi lançado na maternidade em Laranjeiras, zona sul do Rio. Com a medida, a certidão de nascimento terá a identificação civil.
Arquivo/ Agência Brasil

Os recém-nascidos no Rio de Janeiro já sairão da maternidade com o número da carteira de identidade na certidão de nascimento. O dado é emitido pelo Detran, em parceria com a seção estadual da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e a Coordenadoria Geral da Justiça. A iniciativa é inédita no país. O projeto piloto foi lançado na maternidade Perinatal, em Laranjeiras, zona sul do Rio.

Com a medida, a certidão de nascimento terá a identificação civil e o CPF, que já era incluído no documento. Pelo convênio, os bancos de dados do Detran e da Arpen estarão integrados para que os cartórios informem os dados do bebê e gerem um pré-registro de identificação civil.
No futuro, quando for solicitado o documento de identidade da criança, as informações dela já estarão no sistema do Detran.

De acordo com o diretor de Identificação do Detran, Márcio Bahiense, o convênio faz parte de projetos para erradicar o sub-registro de crianças no estado.
"Com a identificação civil, esses bebês estarão no nosso banco de dados. Depois, os pais poderão fazer a carteira de identidade deles com essa nova certidão de nascimento. Hoje, a burocracia está à disposição do bebê", informou Bahiense.
Identidade

O projeto faz parte da lista de ações do Detran no campo da identificação civil, que já conta com o Novo Cidadão, lançado há dois anos. Por meio do programa, maternidades conveniadas já emitem a carteira de identidade dos recém-nascidos.
O Novo Cidadão atende a oito maternidades públicas estaduais, duas da Secretaria de Saúde do Rio e unidades particulares cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), com mais de 100 partos por mês. Cerca de 20 mil bebês já foram beneficiados.

Informações da Agência Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário