20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
NACIONAL
Da redação
19/07/2016 12:55
Atualizado
14/12/2018 07:12

Capes abre 2 mil vagas para doutorado-sanduíche com bolsas

Bolsas incluem mensalidade, seguro-saúde, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e auxílio-cidade de alto custo. Seleção começa em setembro deste ano.
Divulgação

A fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a abertura de mais de 2 mil bolsas para doutorados-sanduíche, curso em que o estudante faz uma parte da formação em uma universidade no exterior.

Estão sendo oferecidas vagas para todos os 2.185 cursos de doutorado do País. Para se inscrever é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em um programa de doutorado, tenha conhecimento suficiente para acompanhar o curso na língua em que é ministrado, nota de 3 a 7 na avaliação quadrienal da Capes, não acumular a bolsa com nenhuma outra cuja fonte pagadora seja o Tesouro Nacional e não ultrapassar período total do doutorado estipulado pela coordenação.

A primeira medida que o interessado deve tomar é escolher o orientador que acompanhará seus estudos fora do País. É importante encontrar um pesquisador cujo tema tenha relação com o trabalho que o aluno já esteja desenvolvendo, e a instituição, que pode ser pública ou privada, deve ser relevante para o estudo pretendido.

É importante ressaltar que a Capes não se compromete a pagar as taxas acadêmicas e de pesquisa.

Entre as dificuldades para que os alunos consigam uma bolsa está o conhecimento da língua e a falta de certificação. “As melhores universidades, especialmente as americanas, privilegiam os cursos que têm certificação de excelência, como as emitidas pela AACSB e Equis, e no Brasil são poucas”, afirma o professor da USP, Gerlando Lima. Para ele, as universidades europeias são mais abertas aos alunos brasileiros.  

Os benefícios das bolsas oferecidas pela Capes contemplam mensalidade, seguro-saúde, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e auxílio-cidade de alto custo, que é um incremento no valor da mensalidade para localidades onde o custo de vida é elevado.

Para conferir os valores acesse AQUI. O programa tem duração mínima de 4 e máxima de 12 meses. Para mais informações sobre as bolsas acesse AQUI.

  • Seleção Interna pela IES - até 30 de setembro de 2016
  • Inscrições na Capes pelos candidatos - até 31 de outubro de 2016
  • Homologação pela IES no sistema da Capes - de 01 de novembro a 30 de novembro de 2016
  • Complementação de documentos - até 30 de janeiro de 2017
  • Início dos estudos no exterior - março a outubro de 2017

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário