23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:38
MOSSORÓ
Amanda Nunes
21/07/2016 08:07
Atualizado
14/12/2018 02:07

Detran apresenta novo sistema para exames práticos em Mossoró

De acordo com o diretor-geral, Marco Medeiros, o novo sistema vai garantir mais agilidade e transparência ao processo. A partir da implantação, todo o percurso será monitorado por meio de câmeras.
Amanda Nunes

Começa a ser implantado em Mossoró, a partir do dia 1º de agosto, o novo sistema de monitoramento dos exames práticos do processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além da implantação do sistema, onde todo o percurso será monitorado por meio de câmeras no automóvel, as alterações consistem também na aquisição de uma nova frota de veículos, com carros, motos, caminhão, carretas, e ônibus, cada um com quatro câmeras instaladas.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, Marco Medeiros, o novo sistema vai garantir mais agilidade e transparência ao processo. “Antes, todo o agendamento ficava por parte da autoescola. Com a instalação do sistema, o candidato ao terminar o período de aulas práticas se dirige até o Detran e faz o agendamento no dia e horário que for mas adequado a ele. Sem contar que vai acabar com o disse me disse durante os procedimentos”, explica.

(Foto: Amanda Nunes/MH)

Desde o momento em que o aluno entra no veículo, todas as informações são passadas pelo sistema, tais como o uso de cinto de segurança, indicação da seta, quantidades de vezes que foi utilizada a embreagem, freio, acelerador. No entanto, não está descartada a presença do examinador. “Será uma ação conjunta: o sistema indicando as ações e o examinador avaliando a capacidade do candidato. As características emocionais, o sistema não tem como mensurar”, destaca Marco Medeiros;

Outra novidade é que o aluno não precisará mais pagar aluguel dos carros às autoescolas. Os carros para o teste serão disponibilizados pelo Detran.  Com a agilidade do sistema, a expectativa é que as provas não ultrapassem os 7 minutos, e o resultado já poderá ser conferido logo após o exame, de forma imediata.

Mossoró é a quarta cidade do estado a receber o novo sistema, ficando atrás de Natal, Parnamirim e Macaíba.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário