Na tarde dessa quarta-feira (29), o ministro das cidades, Gilberto Kassab (PSD), recebeu em audiência, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (SINDUSCON-RN), Arnaldo Gaspar, para tratar dos atrasos de repasses às empresas construtoras das unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no Estado do Rio Grande do Norte.
Com a participação na reunião do deputado federal Fábio Faria (PSD), o ministro Kassab garantiu o repasse de 50% dos valores devidos às empresas na próxima segunda-feira (04). Mesmo reconhecendo a crise econômica nacional, Arnaldo Gaspar reafirmou ao ministro que esses valores são insuficientes para que as empresas desistam da paralisação dos serviços.
Diante da grave situação financeira das empresas construtoras, Kassab se comprometeu de buscar no Ministério do Planejamento a resolução definitiva para a atual situação e ainda hoje (30) daria um parecer ao SINDUSCON-RN.
"É necessário reconhecer a presteza no atendimento do ministro Kassab, sensível ao apelo do governador Robinson Faria. Fomos muito bem recebidos pelo ministro, mostrando a parceria existente entre o governador e o ministro. Tivemos a companhia do deputado Fábio Faria, que se mostrou também sensível ao nosso pleito", afirmou Arnaldo Gaspar.
Ao todo, 4 mil unidades habitacionais estão na fase de construção no Estado, com geração de de 4 mil empregos diretos e outros 2,5 mil indiretos.
Pelo cálculo das construtoras, a dívida soma R$ 30 milhões. Mas há divergências entre os valores reclamados pelas empreiteiras, as medições junto à Caixa Econômica e o valor dos repasses financeiros em atraso no Ministério das Cidades, segundo o presidente do Sinduscon, que preferiu não citar o montante que será pago.
O presidente do SINDUSCON afirmou ainda que "as empresas construtoras, através do sindicato, estão recebendo o total apoio do governador Robinson. Dentro do que é possível a nível estadual, o governador não mediu esforços para nos atender".
A partir das 12h de hoje, o sindicato estará em reunião com as 06 empresas prestadoras de serviços e será discutido o repasse dos 50% garantidos pelo ministro e a possibilidade da continuidade dos serviços. Ainda hoje, às 15h, o presidente Arnaldo Gaspar estará em reunião com o governador Robinson Faria e na ocasião repassará de forma concreta as definições das empresas e aguardando já ter recebido o posicionamento final do ministro Gilberto Kassab.