07 SET 2024 | ATUALIZADO 13:58
Will Vicente
27/04/2015 19:48
Atualizado
13/12/2018 10:18

Deputados potiguares demonstram desinteresse pela crise carcerária do RN

Presídios serão visitados por memebros de CPI que não conta com nenhum representante do Estado

Presídios do RN não têm estruturaO sistema prisional do Rio Grande do Norte será o primeiro a ser visitado pelos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário Brasileiro, que deverá  investigar a situação das unidades prisionais.

O Estado é, juntamente com Pernambuco e Maranhão, um dos que apresenta situação crítica em relação aos seus presídios.

No entanto, nenhum deputado federal da bancada potiguar manifestou interesse em fazer parte, entre os seus 40 membros titulares e suplentes, da Comissão, que foi criada três dias após a onda de rebeliões em 16 unidades prisionais do Estado. Restam ainda 12 vagas a serem ocupadas pelos parlamentares que se interessarem, mas os deputados eleitos pelo RN nem chegaram a protocolar sequer algum pedido de audiência pública sobre o assunto.

Os temas de interesse do Rio Grande do Norte estão sendo solicitados por deputados de outros estados.  

A CPI, presidida pelo deputado Alberto Fraga (DEM-DF), e que tem como relator o baiano Sergio Brito (PSD), deverá visitar os cinco piores presídios do Brasil, os cinco melhores e os três melhores presídios do mundo.

O RN e a terceirização


Os nossos deputados também não ouviram os apelos populares e continuaram votando medidas desfavoráveis ao trabalhador nos trâmites do PL da Terceirização. A emenda aglutinativa que manteve o texto base permitindo que as empresas terceirizem suas atividades-fins teve apoio de Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD) e Rogério Marinho (PSDB). Zenaide Maia (PR) e Antonio Jácome (PMN)  votaram contra o projeto de  lei. Rafael Motta (PMN) votou pela abstrução, Walter Alves (PMDB) se absteve e Felipe maia (DEM) não compareceu à votação da emenda.

Beto Rosado absolvido

A corte do TRE-RN finalmente julgou a Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE - ajuizada pelo Ministério Público contra o deputado mossoroense. O tribunal decidiu, à unanimidade, absolver o parlamentar das acusações de abuso de poder midiático nas Eleições Gerais 2014. Da decisão, ainda cabe rescurso ao TSE.

Organização de ambulantes


Os ambulantes de Mossoró realizaram ontem assembleia para formação de Associação dos Comerciantes Ambulantes do Centro de Mossoró. A Câmara Municipal tem dado apoio aos comerciantes. Abriu o plenário, ofereceu ajuda nos custos da criação da associação e se comprometeu a providenciar uma sede.

De volta à estaca zero

Mesmo depois de acordo - e muitas fotos - com o prefeito Francisco José Junior, os ambulantes voltaram atrás e resolveram buscar um novo diálogo. Alguns deles ainda não estavam satisfeitos com os locais determinados por alguns representantes junto a Prefeitura. Após reunião hoje, mais uma vez ficou certa a transferência, com quatro opções de locais, e a garantia do executivo de tentar ampliar, junto à Justiça, por mais uma semana o prazo para a saída dos comerciantes informais do Centro.

TREs contra a unificação

Os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais se manifestaram contra a unificação das eleições, contida na reforma política que atualmente é discutida no Congreso Nacional. Os presidentes afirmam que a proposta não leva em conta as peculiaridades das eleições municipais, nem o fato de que os processos levados a julgamento iriam ter um volume bem maior, entre outras situações difíceis que comprometeriam a qualidade dos serviços no processo eleitoral.

A praça de meio milhão


Após muitas críticas na relação entre obra x despesa, o Ministério Público Federal deve analisar a reforma da Praça da Saudade, em frente ao cemitério São Sebastião. A reforma do espaço custou quase R$ 500 mil. O prefeito Francisco José Junior informou à coluna que não há irregularidade a ser encontrada, e que documentos com essa comprovação devem ser entregues ao MPF.

A praça na TV
 

De acordo com o jornalista da Tribuna do Norte Heitor Gregório, a reforma da Praça da Saudade será tema de reportagem do Fantástico, na Rede Globo. O valor da obra deverá ser o foco da matéria.

 

TT do Heitor Gregório

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário