13 MAI 2024 | ATUALIZADO 12:25

Notícias

MEC publica edital do Enem 2024; inscrições começam em 27 de maio

13/05/2024 12:22

O edital foi publicado na edição do DOU desta segunda-feira (13). Nele é possível conferir o cronograma e as regras desta edição. As inscrições poderão ser realizadas no período de 27 de maio a 7 de junho, por meio da Página do Participante. Já as provas, serão aplicadas em 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e deve ser paga até 12 de junho.

Incêndio no Bambinos pode ter sido provocado por problema elétrico em um exaustor

13/05/2024 11:47

O caso aconteceu na tarde deste domingo (12) e destruiu a cozinha do restaurante. De acordo com o sargento Daywison, do corpo de bombeiros, a hipótese inicial é que o incêndio tenha sido provocado por um problema elétrico em um exaustor que havia no local. No entanto, ele explica que apenas a perícia poderá confirmar a causa exata. O bombeiro também informou que o fato de o local não ter janelas ou saídas de ar, fez com que a fumaça se acumulasse no teto e fosse baixando, o que ajudou a controlar as chamas e evitou que o fogo se espalhasse por outras partes do prédio.

6.015 armas de fogo foram apreendidas em território potiguar em menos de 5 anos

13/05/2024 10:05

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) selecionou 2020 como ponto de partida para apresentar a estatística porque foi a partir deste ano que o banco de dados passou a adotar o Procedimento Policial Eletrônico, o PPE, como padrão para a consolidação dos registros de armas apreendidas no Estado. Segundo a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED, a apreensão de armas de fogo no RN vem em uma crescente. O ano com maior número de apreensões foi o de 2023, com 1.647 armas de fogo apreendidas, sendo a mais comum o revólver.

Força Penal Federal ficará mais 60 dias no RN para realizar treinamentos em penitenciária estadual

13/05/2024 09:15

A prorrogação da permanência da força no estado foi autorizada na sexta-feira (10), pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira (13), do Diário Oficial da União. De acordo com o documento, os policiais ficarão no RN até o dia 8 de julho de 2024, com o objetivo de realizar treinamento, alinhamento de procedimentos de segurança e fluxos administrativos específicos na penitenciária estadual Rogério Coutinho Madruga - PV5, do complexo de Alcaçuz.

[COLUNA ESPLANADA] Fiasco em festa de sindicatos expõe desgaste da imagem de Lula outrora

13/05/2024 08:31

O fiasco histórico do 1º de Maio na festa dos sindicatos em São Paulo, com a presença de um constrangido presidente Lula da Silva no palco, é amostra do diminuto poder popular deste que é, por ora, o maior líder político que o Brasil já teve desde Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Lula quer fazer História – caso se reeleja, em 2026, será o mais longevo democraticamente no cargo. Tem bela trajetória, manchada pela Operação Lava Jato que, bem ou mal, expôs as entranhas das relações sujas de empreiteiras com o Poder público. Fora isso, Lula é uma figura singular e se elegeu em 2022 pela força da sua imagem. Não foi ajuda do partido. Está acima do PT, que corre o risco de desaparecer depois de Lula. Mas não percebeu ainda que não tem mais o poder de outrora. Voltou ferido, sujo de batalha, vingativo, rancoroso, e o povo não quer vê-lo assim. Isso ficou exposto em reunião com o núcleo duro do Governo há dias. Ninguém teve coragem de avisar que a culpa não é dos ministros, nem do povo.


Notas

Publicidades