20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
ESTADO
Da redação
06/09/2016 12:40
Atualizado
13/12/2018 04:27

TJRN afasta prefeito de Ielmo Marinho pela segunda vez

Francenilson Alexandre dos Santos foi afastado por suspeita de oferecer propina a três vereadores para não votarem sua cassação. O prefeito estava substituindo Bruno Patriota, preso por corrupção em março deste ano.
Cedida/TJRN
O Desembargador João Rebouças afasta novamente do cargo o Prefeito de Ielmo Marinho, Francenilson Alexandre dos Santos, proibindo-o também de frequentar os prédios públicos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Leia mais:
MP denuncia Bruno Patriota por subornar vereadores com R$ 35 mil para evitar cassação
Vereadores são afastados por suspeita de "troca de favores" com prefeito no RN


Francenilson dos Santos havia sido preso preventivamente por decisão do TJRN, em razão do oferecimento de propina a três vereadores do município, em troca de votarem pelo arquivamento do processo de cassação que contra si tramitava na Câmara de Vereadores.

Em razão dos mesmos fatos, o Juiz da Vara Criminal da Comarca de Macaíba determinou o afastamento do cargo dos Vereadores Josemi Ezequiel, Sebastião Evilásio (“Bastinho”) e José Roberto Mesquita, que aceitaram a oferta de vantagem indevida do Prefeito Francenilson dos Santos.

O Desembargador Relator João Rebouças havia revogado a prisão preventiva de Francenilson Alexandre dos Santos quando este perdeu o foro por prerrogativa de função junto ao TJRN, pois Bruno Patriota Medeiros, anteriormente cassado pela Câmara de Vereadores, reassumiu o cargo de Prefeito de Ielmo Marinho por força de decisão liminar da 1ª Vara Cível da Comarca de Macaíba. 

No entanto, o TJRN, por decisão de relatoria do Desembargador Vivaldo Pinheiro, suspendeu os efeitos da decisão da Vara Cível de Macaíba, tomando posse novamente, no cargo de Prefeito de Ielmo Marinho, o vice-Prefeito Francenilson Alexandre dos Santos, restabelecendo-se, pois, a sua prerrogativa de foro especial junto ao Tribunal de Justiça.

Atendendo novo pedido da Procuradoria-Geral de Justiça, o Desembargador João Rebouças determinou o afastamento de Francenilson dos Santos do cargo de Prefeito de Ielmo Marinho para garantia da ordem pública, como forma de prevenir que, no cargo, continue a praticar crimes de corrupção.

De ofício, determinou a proibição, ao Prefeito afastado, de acesso ou frequência à sede da Prefeitura e à Câmara Municipal de Ielmo Marinho. 

Com informações MPRN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário