23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:43
MOSSORÓ
Da redação
12/09/2016 06:46
Atualizado
14/12/2018 09:14

Mossoroenses se destacam em Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe de quatro estudantes da Escola Municipal Marineide Pereira Cunha, venceu competição na modalidade "Programação". Mais duas escolas municipais se destacaram na competição.
Reprodução/Instagram/Allef Schmidt
Um grupo de quatro estudantes e dois orientadores mossoroenses foram destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa estadual, realizada neste sábado, 10, e domingo, 11, na capital potiguar. Os estudantes são da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, localizada no bairro Santa Delmira. As escolas municipais Rotary e Senador Duarte Filho também se destacaram na competição em outras modalidades. 

De acordo com o orientador do grupo Allef Schmidt, as escolas participaram da Olimpíada através do Projeto de Ensino através da Robótica Educacional (PENSARE), executado pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). 

A equipe formada por Yaslane Alves, Magnus Victor, Thiago Sousa e Gabriel Vinicius mais um segundo orientador, Thaynon Brendon, competiu com 98 equipes de todo o Estado e ficou em 1º lugar em programação. 

"O prêmio não existia ano passado, foi criado para essa competição de 2016, e eu achei muito importante a criação de um prêmio assim por estimula que os alunos criem programações mais complexas, além de ser um grande estimulador aos alunos que preferem programar ao invés de montar o robô. Sendo importante até como fator determinante na área de atuação que o aluno venha a seguir seja indo a um curso técnico das exatas ou optando cursar uma graduação dessa área", destacou Allef. 

Ao longo da competição, os estudantes precisam montar o robô e o programado para atravessar obstáculos. Quem ganhar mais pontos ao longo de cada fase leva a medalha para casa, foi o caso dos mossoroenses, lembrando que a Olimpíada tem diversas modalidades. No final, soma-se os pontos e as três primeiras equipes melhor colocadas ganham direito de ir a competição à nível nacional.

"Dois ficaram na montagem e dois ficaram na programação. Participamos na modalidade Nível 1, em que o robô é programado para agir de maneira autônoma, para entrar num ambiente de simulação de desastre desviando os obstáculos e procurar uma vítima para levar ao local de resgate, a vítima no caso é uma bola de papel", destacou Allef. 

Quem fizer mais ponto no final ganha", explicou o orientador, que é estudante da UFERSA. 

Allef explica que o projeto PENSARE trabalha com quatro escolas municipais e três se destacaram na competição de robótica. 

O material usado pelos alunos para a montagem dos robôs são custeados pela UFERSA. Os orientadores são os próprios alunos/professores da universidade. 

Segundo Allef, a Escola Municipal Rotary, se destacou como a que apresentou melhor desempenho ao longo da competição entre todas as escolas municipais do Estado. Já a Escola Municipal Senador Duarte Filho se destacou na modalidade "Dedicação", que julga o envolvimento dos alunos. 

O Colégio Diocesano, escola particular de Mossoró, alcançou dois prêmios na competição e garantiu vaga na etapa nacional, em Recife. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário