23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:43
MOSSORÓ
Da redação
16/09/2016 06:08
Atualizado
14/12/2018 09:13

Especialista alerta sobre osteoporose, doença que atinge 10 milhões de brasileiros

Ortopedista Raphael Machado aconselha dieta rica em cálcio e atenção redobrada em casos de histórico da doença na família.
Divulgação
Doença que atinge os ossos, deixando mais frágeis e aumentando assim o risco de fraturas ou acidentes em decorrências de quedas, a osteoporose acomete cerca de 10 milhões de brasileiros.

Alguns dos sintomas são dor nos ossos e articulações, fragilidade óssea e até mesmo diminuição da altura em até 2 ou 3 centímetros. Na maioria das vezes, a principal causa da doença é por conta da diminuição da densidade óssea devido ao envelhecimento. O ortopedista Dr. Raphael Machado, explica que é sim possível prevenir a doença.

"É possível prevenir a osteoporose através de uma dieta rica em cálcio, que pode ser encontrada no leite e seus derivados. Pessoas que tem histórico desta doença na família precisam ter uma atenção redobrada. Aconselho também a prática de exercícios físicos, mesmo que seja apenas uma caminhada durante alguns dias da semana. Pode ser usado também um suplemento de cálcio ou vitamina D caso seja receitado pelo especialista", comentou.

Algumas das causas da osteoporose são ligadas ao cigarro e álcool, pouca atividade física, dieta pobre em cálcio, além de remédios que contenham corticoides.

"Para diagnosticar a doença é preciso fazer uma densitometria óssea, onde é constatado se o paciente perdeu massa óssea. Caso seja feito o diagnóstico, o tratamento precisa ser feito de forma imediata com medicamentos prescritos pelo médico, além de uma dieta específica", esclareceu, Dr. Raphael.

Apesar de não curar a doença, os remédios para a osteoporose ajudam a retardar a perda de massa óssea, reduzindo assim o risco de fraturas, que é comum nesses casos.

"Quando a doença é diagnosticada o tratamento é feito pelo resto da vida. Mas, é importante ressaltar que o paciente tem uma vida normal, passando apenas a ter um cuidado especial para evitar lesões", finalizou Raphael. 

Com informações da Assessoria 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário