23 SET 2024 | ATUALIZADO 22:04
MOSSORÓ
Da redação
22/09/2016 15:06
Atualizado
14/12/2018 10:00

Abertura da Expofruit em Mossoró conta com presença do Ministro da Agricultura

A Feira Internacional de Fruticultura celebra 20 anos em geração de negócios. Este ano, a Expofruit movimentará R$ 40 mi
Agência Sebrae-RN
A edição 2016 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (21) com a participação de autoridades políticas e representantes da cadeia produtiva do Rio Grande do Norte. Feira deve movimentar R$ 40 milhões em negócios. 

O evento realizado em parceria com o Sebrae celebra vinte anos de geração de negócios, sendo o mais importante da fruticultura potiguar.

Um dos destaques da abertura foi a presença do ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, que destacou que o Brasil tem os melhores produtores, que mesmo diante das dificuldades financeiras e falta de subsídios consegue ser competitivo no mercado internacional. O ministro também frisou que o Governo Federal tem a meta de atingir 10% do mercado internacional no período de cinco anos.

O Sebrae é parceiro da Expofruit desde o início desta ideia que tem envolvido cada vez mais pequenos produtores potiguares. Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, José Álvares Vieira, destacou a atuação do Sebrae nesses vinte anos de feira junto aos produtores rurais do estado. "São nove mil empregos diretos", frisa.

José Álvares também ressaltou a importância de mais áreas para a fruticultura no estado, principalmente para levar mais oportunidade às pessoas que moram no interior do RN. Falou também sobre a questão hídrica, sobre a "interligação das bacias hidrográficas do estado para dar mais segurança hídrica para a zona urbana e rural".

O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Guilherme Moraes Saldanha, participou do evento representando o Governador Robinson Faria, e destacou o trabalho da agricultura familiar e o apoio do Sebrae para o sucesso da fruticultura potiguar. "A agricultura familiar, com o apoio do Sebrae consegue exportar frutas para diversos países", fala.

O Diretor Superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto (Zeca Melo) ressalta que o Sebrae acredita que possui um papel muito importante para o RN, como inserir os pequenos produtores no mercado econômico e a disseminação de novas culturas, entre elas, melancia, maçã, banana e uva. "Nossa equipe está de parabéns. Esta feira será mais objetiva, mais profissional. Toda a cadeia de produção está participando, de insumos, fertilizantes, transporte, matéria-prima. Reconhece a importância que o setor tem para a economia do estado e do país", explica.

A Expofruit segue até esta sexta-feira (23), com programação diversificada durante o dia, com palestras, cursos, mesas redondas, e à noite com a exposição e rodada de negócios que acontecem até esta quinta-feira (22), das 18h às 23h, no Espaço Sebrae.

Informações Agência Sebrae RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário