24 SET 2024 | ATUALIZADO 09:42
MOSSORÓ
Da redação
19/10/2016 07:06
Atualizado
11/12/2018 20:35

Após cinco anos de seca: meteorologista mossoroense prevê bom inverno para 2017

De acordo com José Espínola, a formação do La Niña (resfriamento das águas do pacífico) vem deixando animados os estudiosos. Ele reforça, no entanto, que precipitações podem não ser suficientes para reveter quadro de seca
Cezar Alves/MH
As pesquisas meteorológicas apontam que o inverno de 2017 deve ser favorável. Segundo o professor de meteorologia da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho, a formação do La Niña (resfriamento das águas do pacífico) deixam animados os estudiosos.

De acordo com o professor, a quadra chuvosa na região de Mossoró é de fevereiro a maio, e os meses que antecedem esse período representam muito para o inverno. “Precisamos analisar o fim de ano e o mês de janeiro, a formação do La Niña ainda é fraca, mas mesmo assim já é otimista”, diz ele.

A formação do La Niña segue uma escala, e está no grau 2, informa Espínola. Mas, a natureza é bem imprevisível. “Estamos em um período semelhante a 2008/2009, onde o pacifico resfriou e tivemos um bom inverno, mas já passamos por situações contraditórias na meteorologia. Às vezes é difícil ter garantia”, completa.

José Espínola diz que o primeiro encontro dos meteorologistas da região vai acontecer no mês de dezembro na Paraíba, mas estudiosos de outras partes do mundo, como Estados Unidos e Inglaterra reforçam o benefício da La Niña para o Brasil, em especial o Nordeste. “Vários órgãos internacionais já sinalizam que teremos um bom inverno”, pontua.

O meteorologista reforça, no entanto, que mesmo diante das previsões positivas, o inverno de 2017, caso se confirme, poderá não ser suficiente para reverter por completo o cenário de seca prolongado, resultado da estiagem dos últimos cinco anos.

Em 2016, o período chuvoso na região de Mossoró foi considerado muito seco. Foram registrados apenas 340 milímetros de precipitação pluviométrica, sendo que a média normal para o período é de aproximadamente 600 milímetros.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário