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ESTADO
Cezar Alves, da Redação
23/10/2016 07:50
Atualizado
13/12/2018 15:47

Secretaria de Educação anuncia que vai juntar escolas e colocar professores de volta na sala de aula

Neste dia 18, na Escola de Governo, em Natal, a secretária Claudia Santa Rosa implantou o Sistema de Monitoramento e Avaliação Institucional em toda a rede de educação do Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte passa a ter Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da SEEC – SIMAIS, nas 604 escolas dos 167 municípios do RN, num investimento, ao longo dos anos, de R$ 4,5 milhões do Programa RN Sustentável, do Bando Mundial.

Outra mudança significativa no sistema de ensino estadual, já a partir de 2017, será com relação à otimização dos recursos humanos (professores) e estruturais. Haverá junções de escolas e professores que estão em cargos burocráticos serão removidos para as salas de aulas das escolas.

A secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, que é doutora em educação, diz que não tem dúvida que esta é a primeira medida a adotar para fazer a educação avançar. “Estes investimentos que serão feitos trarão os resultados que a Educação precisa”, diz Cláudia Santa Rosa.

O SIMAIS foi lançado dia 18 na Escola de Governo, em Natal. Na ocasião, Cláudia Santa Rosa explicou que no Brasil só existem três estados que ainda não tem sistema próprio de avaliação e por coincidência ou não são os três que estão com os piores índices do IDEB no Brasil. O RN é um deles.

“É um sistema de avaliação, que vai envolver docentes, alunos e técnicos das escolas. Vai avaliar tudo e nortear como corrigir os erros e ampliar os acertos”, explica Cláudia Santa Rosa. IDEB no RN é de 2.8, quando a média nacional já se aproxima de 5. A média das escolas municipais em Mossoró é 5.6.

Cláudia Santa Rosa quer os primeiros resultados do Sistema de Avaliação até o dia 12 de dezembro, para iniciar o ano letivo, e realizar jornadas pedagógicas já com estes dados para elaborar o plano de trabalho da educação para 2017.

Sobre a estrutura das escolas, a secretária estadual de educação reconheceu que estão ruins e que em 2017 o governo prepara investimentos em dezenas de unidades no RN, também com recursos do Programa RN Sustentável, do Banco Mundial.

Sobre os recursos humanos (poucos professores), Cláudia Santa Rosa chamou atenção para um detalhe interessante. Dos 3.900 professores que passaram em concurso públicos há pouco tempo e foram convocados, 325 foram lotados fora da sala de aula. Isto a preocupa.

A secretária ressalta que professor é para atuar em sala de aula e que trabalhar em postos diferentes figura como um desvio de finalidade. Ela lembra que os professores foram aprovados em concurso público para atuar em sala de aula e não pode ser diferente disto, pois o Estado precisa deles na sala de aula.

Acrescentou que projeta uma otimização significativa para educação estadual já no ano de 2017, tanto do ponto de vista humano como estrutural. Cogita juntar escolas que estão próximas como forma de ampliar as possiblidades de ensino do professor e também de aprendizagem do aluno.

No mesmo discurso, Cláudia Santa Rosa chamou atenção que o RN está muito atrasado com relação à implementação das escolas técnicas. Lembra que os outros estados já estão bem avançados e que há mais de 4 anos o governo inaugurou duas (Ceará Mirim e Extremoz) e até hoje não colocou para funcionar.

As demais unidades tem algumas em obras e obras quase concluídas. Em Mossoró, a obra estava sendo erguida no Conjunto Walfredo Gurgel, mas a estrutura caiu em cima dos pedreiros, atrasando a finalização do equipamento. A obra deve ser retomada e concluída no próximo ano.

Isto a secretária ressaltou que a ordem do governador é resolver, pois, segundo ela, o governador alertou que os estados vizinhos já colocaram estas escolas para funcionar, com todos os laboratórios desde a gestão passada e o Rio Grande do Norte não. Cláudia Santa Rosa lembra que está debruçada sobre esta questão desde o início de sua gestão, na Secretaria de Educação, para resolver o quanto antes.

Acrescentou ainda que 16 escolas, estrategicamente localizadas nas regiões das 16 Diretorias Regionais de Educação do RN, vão passar a funcionar em tempo integral. E trata-se de um programa financiado com recursos do Governo Federal e que posteriormente este benefício será estendido às outras escolas, tomando como exemplo a primeira que implantou o sistema integral.


O que é SIMAIS e sua finalidade


“O SIMAIS é um conjunto de ações integradas, todas voltadas para a produção e gestão de indicadores educacionais que deverão subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da educação estadual e promover a elevação do padrão de desempenho do sistema público de ensino. Uma dessas ações é o RN Aprende”, esclarece Cláudia Santa Rosa, Secretária de Educação.

Santa Rosa, adianta que todos os alunos, professores e equipe técnica das 600 escolas, 3.700 turmas e 120.000 estudantes, além do conjunto dos profissionais da rede estadual de ensino que atuam em todas as suas unidades escolares, nas DIRECs e DRAEs, e no órgão central da SEEC, distribuídos em 53 Polos de Aplicação em todo o estado serão avaliados no período de 24 de outubro a 01 de novembro de 2016, quando acontece a 1ª edição do RN Aprende – Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar, que tem como o objetivo de diagnosticar os níveis de proficiência dos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, assim como as condições de oferta do ensino nas escolas da rede estadual, atendendo às diretrizes do Plano Estadual de Educação - PEE.

“A avaliação será realizada com todos os estudantes matriculados no ensino regular, do 5º, 6º e 9º anos do ensino fundamental e na 1ª e 3ª série do ensino médio da rede estadual”, destaca a secretária.

O SIMAIS visa reunir e integrar institucionalmente processos avaliativos distintos e importantes para a atuação do Estado na gestão educacional como: avaliação da aprendizagem escolar, avaliação docente e profissional, avaliação institucional, além de monitoramento dos programas e projetos institucionais da educação estadual. Todos os processos funcionarão de forma integrada numa mesma plataforma virtual, comunicando-se devidamente com os demais sistemas de gestão da educação.

Sobre as críticas: a secretária Cláudia Santa Rosa escreveu no Facebook:

"Há muitas especulações e gente que se serve da educação para espalhar pânico. Não há motivos para preocupações. Queremos a mesma escola que os professores querem: decente, que sirva para todos e não somente para os que não podem pagar uma particular. Evidentemente que não posso fazer tudo de uma hora para outra, mas estou dedicada a essa tarefa. Fui aluna somente de escolas públicas e de universidades públicas e tenho orgulho de conhecer a escola pública por dentro. O único concurso que fiz na vida foi para a rede estadual e assumi desde 1990. Este é o primeiro cargo que assumo. Sou de escola e é para a escola que retornarei quando deixar a secretaria. O meu compromisso é com as crianças e jovens, isso sim! Esperançar, sempre, aprendi com Paulo Freire".
 

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