A facilidade, variedade de produtos e preços atraem o olhar do consumidor para as compras pela internet. Mas, em alguns casos, o que pode ser motivo de alegria, pode se transformar em dor de cabeça. Foi o que aconteceu com a advogada mossoroense Brunna Fernandes, que comprou um celular pela internet, mas recebeu um pedaço de cerâmica dentro de uma caixa.
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Advogada mossoroense compra celular pela internet e recebe pedaço de cerâmica
Diante do problema, as medidas a serem adotadas são simples. É o que explica a diretora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Mossoró, Jemima Miranda.
Se o cliente não recebe o produto que comprou, ele deve entrar em contato rapidamente com a empresa e fazer a reclamação. É direito do consumidor receber o produto que pediu.
A diretora lembra, e pouca gente sabe, que o cliente tem o direito de desistir da compra do produto mesmo se ele receber o produto em perfeito estado. “O cliente tem até 7 dias do recebimento do produto para fazer a devolução, se ele não quiser o produto, mesmo vindo do jeito que ele queria, ele pode desistir da compra e receber o dinheiro de volta”, destaca.
Jemima informa que a primeira dica para quem quer comprar pela internet é buscar um site confiável, conferir se no site estão dados como endereço e CNPJ.
A segunda dica é buscar sites que tenham loja física na cidade ou próximo. Como é o caso das Casas Bahia e Americanas.
Segundo a diretora, os consumidores também devem ficar ligados na variação do preço do produto. “Devem desconfiar sempre dos valores. Quando há produtos que geralmente tem valor elevado e sites apresentam com valor bem abaixo do mercado é para desconfiar, geralmente é fraude”, destacou Jemima.
Sobre o caso sofrido pela advogada Brunna Fernandes, a diretora do Procon de Mossoró afirma que o problema geralmente ocorre por conta de um erro na transportadora ou Correios.
“O consumidor deve informar a empresa para que ela verifique o problema, de qualquer forma, a empresa é a responsabilizada”, explica Jemima.
Em Mossoró, a diretora conta que problemas com compras pela internet têm poucos registros no Procon. Geralmente, porque o problema é resolvido pela empresa em questão.
Segundo Jemima, o período que a unidade mais registra reclamação é logo após a Black Friday, promoção realizada em todo o país na última sexta-feira de novembro. “É o período que temos mais reclamações porque muita gente comprou produtores muitos baratos e muitos têm problemas”, conclui.