21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
03/11/2016 08:00
Atualizado
13/12/2018 08:01

UFRN, UFERSA e IFRN se posicionam contra proposta de privatizar UERN

Fórum de Reitores de Universidades Públicas do RN emitiu Moção de Apoio à UERN e demonstra preocupação diante da proposta defendida pelo presidente do TJRN
Valéria Lima/MH
O Fórum dos Reitores das Universidades Públicas do Rio Grande do Norte emitiu Moção de Apoio à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em relação à proposta de privatização da universidade. A polêmica surgiu após o presidente do TJRN, Cláudio Santos, defender em TV aberta a privatização da Universidade estadual. 

O Fórum destaca que foi com preocupação que recebeu a proposta de privatização da UERN como solução para os problemas financeiros do Estado. A senadora Fátima Bezerra se posicionou contra a privatização. "É um equívoco e um absurdo", afirma.  Já o deputado federal Rogério Marinho, em sua conta no Twitter, defendeu a privatização da universidade. 

"É inquestionável que as Universidades Públicas do Estado atuam como permanente propulsoras da geração de conhecimento e da redução da igualdade social", destacou a Moção. 

Confira, Moção de Apoio à UERN, na íntegra: 

O FÓRUM DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE vem a público se manifestar em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como Instituição pública, gratuita e de qualidade.

Há 48 anos a UERN vem levando ensino superior público e de qualidade para o interior do Rio Grande do Norte, nos mais de 31 cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo) e 52 cursos de Pós-graduação (Mestrado, Doutorado, Especialização e Residência Médica). Atualmente, a UERN preenche 50% de suas vagas com o egresso das escolas municipais e estaduais do RN e devolve profissionais formados, em sua maioria, para atuarem na educação básica do RN e seus municípios, minimizando o déficit de formação do ensino superior, ainda muito expressivo na Região Nordeste.

É inquestionável que as Universidades Públicas do Estado atuam como permanente propulsoras da geração de conhecimento e da redução da igualdade social. Desse modo, é com preocupação que recebemos a proposta de privatização da UERN como solução para os problemas financeiros do Estado.

A educação sempre será um caminho transformador. É por meio da ciência, do saber e do ensino, da pesquisa e da extensão que serão formuladas as propostas verdadeiramente úteis e viáveis para o enfrentamento dos problemas econômicos e sociais que o Estado vivencia. Um Estado que se pretende forte e estruturado não pode, de forma alguma, prescindir de uma instituição de ensino superior.

Acreditamos que juntas, as universidades públicas do Estado do Rio Grande do Norte reúnem o que há de melhor da educação superior do Estado e emergem como um patrimônio vivo de valor imensurável. Reiteramos, portanto, nosso total e irrestrito apoio a manutenção da UERN como instituição pública e gratuita. E mais que isso, que a instituição receba do Governo do Estado do RN a valorização e o financiamento necessários ao crescimento da UERN.

Mossoró (RN), 31 de outubro de 2016.

Ângela Maria Paiva Cruz
Reitoria da UFRN
Wyllys Abel Farkatt Tabosa
Reitor da IFRN
Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Reitor da UERN
José de Arimatea de Matos
Reitor da UFERSA

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário