21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
17/11/2016 07:20
Atualizado
14/12/2018 08:59

Governo do Estado prepara programa para incentivar permanência de jovens na escola

Atualmente, 55 mil alunos do Ensino Médio estão fora da sala de aula no Rio Grande do Norte. Para reverter quadro, escolas precisam estar preparadas para os jovens, afirma secretária Cláudia Santa Rosa.
Reprodução/Facebook
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, está estruturando o Programa de Fortalecimento do Ensino Médio na Rede Estadual do RN (ProMédio). O objetivo é garantir a permanência dos jovens em sala de aula, uma vez que atualmente cerca de 55 mil alunos estão fora do ambiente escolar, o que representa uma taxa de abandono de 13,5%, índice que preocupa.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, o programa envolve a organização de 200 escolas, contemplando unidades que ofereçam ensino regular, integrado (médio + técnico), tempo integral (jornada de 9h), e semi-integral (jornada de 7h).

“As escolas precisam estar preparadas para o jovem, mas é importante frisar que não teremos como atender 100% dessa estruturação em um curto espaço de tempo, até porque as dificuldades são históricas”, relatou Cláudia Santa Rosa ao MOSSORÓ HOJE.

E o que tem motivado os jovens a deixarem as salas de aula? A secretária revela que 65% desses alunos se afastam nos primeiros 60 dias de aula da 1ª série do ensino médio, por diversos fatores:

“Uma parte sente que não acompanhará pelas fragilidades do ensino fundamental. Há uma parcela que busca o mercado de trabalho, às vezes informal, e fica difícil conciliar; há os problemas da escola com projetos que não motivam, problemas de infraestrutura, falta de professores em uma ou mais disciplinas em algumas escolas”, detalha, acrescentando: “O que motivaria a permanência desses jovens seria uma seria uma escola sem os problemas já citados”, conclui.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário