21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Por Valéria Lima
23/11/2016 06:30
Atualizado
13/12/2018 11:17

Estudante potiguar pode deixar de participar de feira científica no RS por falta de dinheiro

Germano Castro e seu grupo tiveram projeto selecionado para participar da Mostratec no Rio Grande do Sul. Os jovens relatam falta de apoio e dificuldade financeira para prosseguir o projeto
Cedida
Após ser destaque na Feira do Semiárido Potiguar, um grupo de estudantes de Tibau comemora nova conquista, desta vez, na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN), realizada na última semana na capital potiguar.

O grupo formado pelos alunos do curso de Fruticultura, Germano Castro, Gabriel Victor e Kelvin Stênio, ganhou primeiro lugar como melhor pesquisa científica na categoria Ciências Humanas. Além do reconhecimento, os estudantes ganharam credenciais para participar da Mostratec, que será realizada no Rio Grande do Sul. 

O projeto dos meninos foi o único da região Costa Branca selecionado para a feira no Sul do país. No entanto, a falta de recursos para custear a viagem pode impedir a participação dos jovens no evento científico. 

O estudante Germano Castro conta que enfrentou muitas dificuldades para participar da Mociteczn em Natal. A falta de dinheiro para custear hospedagem e alimentação é uma delas, no entanto, não foi o suficiente para fazer ele desistir do projeto.

“Não tínhamos dinheiro para quase nada, e como éramos grupos, tivemos que ir apenas um representante de cada projeto”, destacou o alunos que cursa Fruticultura pela Escola Agrícola Jundiaí (EAJ/UFRN).



Para não faltar à feira, o estudante buscou ajuda da 12º Dired – que conseguiu um local para ele ficar durante o evento. Mas, a alimentação teve que ser paga pelo próprio estudante. Germano afirma que até buscou ajuda de políticos da cidade de Tibau, mas não foi atendido.

“Bom, mesmo diante de todas essas dificuldades me sinto vitorioso, por chegar até Natal e conseguir representar minha instituição e dá o meu melhor na Feira. Trazendo o primeiro lugar na minha área e mais uma credencial para o Rio Grande do Sul”, frisou o aluno.

Agora, o jovem busca ajuda financeira para participar da feira no Rio Grande do Sul. “Minhas expectativas para Mostratec são muitas, mas novamente vem a palavra dificuldades, pois temos que ter dinheiro para passagens de avião, hospedagem, alimentação...”, destaca Germano.

“Mas mesmo assim, lutarei até o fim para que eu possa participar de mais uma Feira Científica. Representar bem minha instituição e também trazer várias conquistas para meu estado e cidade. Além de conhecer novas pessoas, culturas, adquirir novos conhecimentos, que serão essências para minha vida e também apresentar minha cidade para outras pessoas”, conclui.
 
O PROJETO

Vários estudos têm sugerido a importância do consumo de frutas na promoção da saúde e prevenção de doenças. O consumo de produtos agroecológicos também vem ganhando destaque nas pesquisas e na preferência dos consumidores. Entretanto, muitas são as dificuldades enfrentadas pelos agricultores, em especial os familiares na produção de frutas, com destaque para cidade de Tibau-RN. 

Os estudantes realizaram uma pesquisa com a população de Tibau, com o objetivo de questionar os motivos do baixo consumo de frutas por parte da população, além de conscientizar sobre a importância do consumo de produtos agroecológicos e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares na produção de frutas.


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário