21 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
24/11/2016 13:47
Atualizado
14/12/2018 08:34

Potiguar que produz calçados de lona vence prêmio Top 100 de Artesanato

A produção, feita no ateliê, ganhou o Brasil devido à loja virtual, que entrega as coleções da marca para todos os estados. Prêmio idealizado pelo Sebrae é considerado o Oscar do Artesanato brasileiro
Divulgação/Parêa Calçados
A empresa potiguar Parêa Calçados, originária do município de Pium, na divisa de Parnamirim e Nísia Floresta, venceu o Prêmio TOP 100 de Artesanato do Sebrae. A Parêa, cujo nome no Nordeste significa par, vem produzindo artesanalmente sapatos, sapatilhas, botas, sandálias e chinelos desde 2012.

A produção, feita no ateliê, ganhou o Brasil devido à loja virtual, que entrega as coleções da marca para todos os estados. A utilização da lona como matéria-prima para os calçados é o grande diferencial do negócio.

Para o empresário Uilo Andrade, o prêmio vai agregar valor ao trabalho desenvolvido, uma vez que a empresa poderá usar o selo TOP 100 nas peças fabricadas.

“Esse prêmio vem mostrar que estamos no caminho certo, ao fazer um trabalho feito de forma consistente para devolver o melhor produto ao cliente. Agora, temos uma chancela nacional. Estar entre os 100 melhores do país, comprova que estamos com uma mercadoria muito competitiva no mercado nacional e internacional”, diz Uilo Andrade.

As 100 unidades produtivas vencedoras da quarta edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato serão premiadas nesta quarta-feira (23) em uma cerimônia no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

Conhecido como o Oscar do artesanato brasileiro, o evento vai reunir artesãos de norte a sul de todo o país escolhidos por especialistas em artesanato e gestão como os mais competitivos do Brasil.


Além do empreendedor, também participam da solenidade de entrega da premiação no Rio de Janeiro a gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae no Rio Grande do Norte, Maíza Pinheiro, e a gestora do Projeto Setorial de Artesanato da Instituição, Maria Emília Cabral.

As unidades vencedoras foram selecionadas com base em 11 critérios de avaliação: práticas de inovação; qualidade dos produtos; identidade e compromisso cultural; embalagem; condições de trabalho; sustentabilidade ambiental; organização da produção; adequação econômica dos produtos; práticas comerciais; responsabilidade social; e planejamento e gestão.

“Com o prêmio, o Sebrae estimula a capacidade de gestão, da produção e da comercialização do artesanato brasileiro. São várias ações que objetivam promover a produção do artesanato brasileiro. Realizamos, em outubro, o Brasil Original e agora, o Top 100.  Este ano, o Natal terá a marca das mãos dos artesãos brasileiros”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Além de premiar e oferecer vantagem competitiva, o TOP 100 se propõe a identificar as melhores práticas de gestão, promover benchmarking entre as unidades produtivas, e fomentar a promoção comercial e a geração de negócios.

Nos dois dias posteriores à cerimônia, 24 e 25, será realizado um encontro de negócios onde os representantes das unidades vencedoras irão negociar a venda dos seus produtos com 50 compradores nacionais e 11 internacionais, vindos da Europa e Estados Unidos, levados ao CRAB por um acordo de cooperação geral firmado entre o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Durante os três dias em que os artesãos estarão reunidos no Rio de Janeiro, um showroom com 300 peças das unidades vencedoras do TOP 100 será montado no CRAB para expor as peças para os possíveis compradores.

Com informações Sebrae/RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário