A inflação oficial medida pelo Índice de Preços Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 7,7% nos últimos 12 meses (a taxa atualizada), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em fevereiro, a taxa variou 1,22%, 0,02 ponto percentual abaixo do resultado de janeiro deste ano (1,24%), mas ainda é a mais alta para os meses de fevereiro desde o 1,57% de 2003.
Com a alta, a taxa passou a acumular nos primeiros dois meses do ano inflação de 2,48% - superior ao 1,24% dos primeiros dois meses do ano passado.
Um dos principais impactos do IPCA de fevereiro foi a elevação nos preços da gasolina e de outros combustíveis, resultado do aumento de impostos como PIS e a Cofins e também do IPI sobre os automóveis novos.
Segundo os dados fornecidos pelo IBGE, os preços da gasolina subiram 8,42%, exercendo impacto de 0,31 ponto percentual no IPCA.
Entre os noves grupos de produtos e serviços pesquisados, a variação mais elevada foi registrada no grupo educação, que atingiu 5,88%, refletindo os reajustes do início do ano letivo, especialmente nos valores das mensalidades dos cursos regulares, que subiram 7,24%.
Em habitação (1,22%), o destaque ficou com a energia elétrica, 3,14%.