22 SET 2024 | ATUALIZADO 11:39
ESTADO
Da redação
24/01/2017 07:30
Atualizado
13/12/2018 19:54

Corpo do artista plástico Dorian Gray será sepultado no Morada da Paz

Dorian morreu na noite desta segunda-feira, 23, vítima de um infarto. Ele estava internado há 12 dias tratando uma pneumonia e passando por hemodiálise.
Canindé Soares
O corpo do artista plástico Dorian Gray Caldas, que faleceu nesta segunda-feira (23), já está sendo velado desde as 7h da manhã desta terça-feira (24), na Pinacoteca do Estado, em Natal. Às 18h, será realizado o sepultamento no cemitério e crematório Morada da Paz, em Emaús.

Dorian morreu na noite desta segunda-feira, 23, vítima de um infarto. Ele estava internado há 12 dias tratando uma pneumonia e passando por hemodiálise. Além de artista plástica, era também escritor e integrava a Academia Norte-Riograndense de Letras. Sua obra o fez ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente. 

Dorian estreou na arte em 1950, junto com os primeiros e grandes amigos Newton Navarro e Ivon Rodrigues, no 1º Salão de Arte Moderna de Natal. Seu primeiro livro se deu 11 anos depois, em 1961, intitulado “Instrumento de Sonho”. 

Artista insaciável, produziu mais de 10 mil obras entre pinturas a óleo, gravuras, bicos-de-pena, desenhos, painéis, tapeçaria e escultura. Seu talento artístico foi reconhecido internacionalmente e colecionou prêmios importantes, dentre eles a Medalha de Ouro no Grand Prix da Bélgica (1997), além dos diplomas nos 20º, 21º e 23º Salões Internacionais de Revin, na França (1992,1993 e 1995).

Algumas de suas tapeçarias podem ser encontradas em lugares como o Banco de Brasil, em Zurique, na Suíça e no Departamento de Segurança da Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos.

Governador lamentam morte do artista

Por meio de sua conta no instagram, o governador Robinson Faria lamentou a morte do artista plástico potiguar. Veja:

“Lamento, com grande pesar, a morte do artista e intelectual Dorian Gray. Homem múltiplo de talento inimitável, precursor da arte moderna no Rio Grande do Norte junto com Newton Navarro, foi uma estrela de brilho intenso no firmamento cultural do Estado.

Em tudo que fez atuou com perfeição. Escritor, ensaísta, poeta, tapeceiro, ceramista, muralista e gravador. Em 2016, o Governo do Estado prestou homenagem a Dorian Gray com o Salão de Artes na Pinacoteca do Estado, reunindo mais de 300 obras de 130 artistas. Hoje, transmito meus sentimentos de solidariedade à família por essa perda irreparável. A história de vida de Dorian Gray está intimamente ligada à história da cultura do RN”.
 
Com informações do Blog Heitor Gregório/Tribuna do Norte
 
 
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário