22 SET 2024 | ATUALIZADO 11:39
ESTADO
Da redação
25/01/2017 15:46
Atualizado
13/12/2018 19:56

“Nosso objetivo agora é o saneamento”, diz prefeito reeleito de Felipe Guerra

Nesta quarta-feira, 25, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico; a Prefeitura já desapropriou a área da Bacia de Estabilização
O prefeito reeleito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, disse que o objetivo da segunda gestão dele é lutar em Brasília para conseguir os recursos para fazer o saneamento básico da cidade, assim como dar destino ambientalmente correto ao lixo do município.

A área urbana de Felipe Guerra está localizada nas margens do rio Apodi/Mossoró, e é uma exigência nacional de que estas cidades tenham saneamento básico e trate adequadamente os seus resíduos sólidos. "Num primeiro momento, tive que organizar o município e agora vamos avançar", diz o gestor.

O objetivo do prefeito é também um pleito da população de Felipe Guerra. “É uma cobrança que temos na Câmara Municipal que até agora não foi possível atender, mas acredito que de agora em diante pode acontecer”, destaca o vereador Ubiraci Pascoal.

Nesta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saude realizou Audiência Pública na Câmara Municipal, ocasião em que se debateu o Plano Municipal de Saneamento Básico, com a presenca dos vereadores, da populacao e outros secretários municipais.

O prefeito Haroldo Ferreira disse que reconhece a necessidade do saneamento, pois, segundo ele, para cada um real investido em saneamento são cinco economizados em custos com saúde pública. “Aposta nossa é melhorar a saúde da população".

“Além do mais, os esgotos sendo despejados no Rio Apodi/Mossoró, sem tratamento adequado, o que gera um prejuízo ambiental muito ruim para a Felipe Guerra”, acrescenta o prefeito Haroldo Ferreira, explicando que, no entanto, trata-se de uma obra cara.

“Não tá dando para fazer com recursos próprios, é preciso fazer um projeto, levar para a Fundação Nacional de Saúde e pleitear junto aos deputados e senadores do Rio Grande do Norte para pressionar a liberação dos recursos. Não é tarefa fácil”, relata.

“Num primeiro momento do governo (2012-2016), tivemos que eleger como prioridade resolver problemas básico com saúde, com educação, aqui até a sede da prefeitura caiu. Não havia veículos ou máquinas. Não havia nada”, narra o prefeito Haroldo Ferreira.

Com relação ao saneamento, básico Haroldo Ferreira destacou que já comprou o terreno para fazer a bacia de estabilização. “A parte de infraestrutura está feita. A nossa parte já foi feita. Agora vamos buscar os recursos para fazer o saneamento básico”, garante o prefeito.

Com relação aos resíduos sólidos, o prefeito disse que o projeto do Governo do Estado com o Consórcio do Alto Oeste, feito com recursos federais, está emperrado. Ele espera que este projeto finalmente saia do papel, pois também se trata de algo muito importante, não só para Felipe Guerra, mas para todas as cidades da região.

Audiência Pública

Na tarde desta quarta-feira, 25, a secretária Municipal de Saúde Girlene Ferreira, realizou Audiência Pública na Câmara Municipal, para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico. O Plano Municipal foi apresentado pelo técnico Assis Alves. A Lei que estabelece sobre o Plano Municipal é do final de 2015.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra, vereador Pedro Cabral, além dos vereadores Ubiracy Pascoal, líder do governo na Câmara, Djalma Junior, Marx Morais, e também os secretários Fernando Morais, de Agricultura, Suelinton Tavares, de Obras, Fátima Maia, de Assistência Social, e Gilvandro, da Chefia de Gabinete. A Audiência Pública é quando o executivo apresenta o projeto e a população, através de seus vereadores, podem debater e inclusive fazer sugestões para aprimorar o trabalho técnico realizado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário