20 SET 2024 | ATUALIZADO 09:31
SAÚDE
Da redação
12/06/2015 14:16
Atualizado
12/12/2018 18:29

Sesed realiza lançamento do livro ?Rastro de Pólvora?

O livro "Rastro de Pólvora" foi lançado nesta sexta-feira, 12, no auditório da OAB em Natal. A edição traz informações acerca dos crimes de homicídio no RN.
Divulgação/Sesed-RN

A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, participou na manhã desta sexta-feira (12), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, no Bairro de Cidade Alta, em Natal, do lançamento de mais uma publicação da série Metadados denominada “Rastros de Pólvora”. A edição, produzida pelos professores /analistas Ivenio Hermes, Marcos Dionisio, Cezar Alves, Thadeu Brandão, Silva Neto, Fábio Montanha e Angelo Gusmão, traz informações técnicas sobre os crimes violentos letais intencionais onde a arma de fogo foi o instrumento da morte.

De acordo com o Coordenador de Informações Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ivenio Hermes, a nova publicação apresenta registros de mortes provocadas por armas fogos, no período 1° de janeiro de 2013 a 15 de maio de 2015, tendo a premissa da Metodologia Metadados e traz informações atualizadas, bem próximas da realidade em curso.

“O Rastro de Pólvora traz informações consolidadas de seis bancos de dados diferentes e nossa pretensão é atualizar essas informações a cada 30 dias. Essa pesquisa será ofertada, gratuitamente, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social e a outros gestores do Rio Grande do Norte. Esperamos que os registros e análises da obra possam servir como arcabouço para decisões de gestão e políticas de segurança pública visando o combate a criminalidade e a redução dos índices de violência”, disse Ivenio Hermes.

Durante o evento, a secretária da Kalina Leite e o aluno do curso de delegado da Polícia Civil, Paulo Cesário, foram homenageados pelos autores da publicação.

“Desde quando assumiu a Secretaria, a delegada Kalina Leite tem estimulado a consolidação de dados criminais e dado muita transparência a este processo. É perceptível o seu empenho e sua vontade de acertar. Todos nós desejamos que sua gestão continue tendo bons resultados. Quanto a Paulo Cesário, destacamos o seu compromisso em integrar a nosso trabalho de pesquisa outros seguimentos da sociedade”, destacou o analista Ivenio Hermes.

O trabalho reúne ainda informações estatísticas consubstanciadas do Observatório da Violência Letal Intencional no Rio Grande do Norte e do Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania. Em breve, todos os dados serão disponibilizados para a sociedade pela internet, por meio dos sites institucionais envolvidos, direta ou indiretamente, no processo de pesquisa.

Projetos exitosos

Durante o evento também foram citadas algumas ações em andamento no Rio Grande do Norte para combater a criminalidade e reduzir os índices de violência. Entre os pontos destacados esteve o recente investimento disponibilizado pelo Poder Judiciário, oriundo das penas pecuniárias, na ordem de aproximadamente R$ 140 mil, para o fortalecimento e aparelhamento do Ciosp Mossoró. O recurso foi viabilizado por meio de um projeto apresentado pela OAB, Subseção de Mossoró, prevendo a aquisição de equipamento de informática e comunicação para que seja montada uma central digital na unidade.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário