24 SET 2024 | ATUALIZADO 11:07
ESTADO
Da redação
07/07/2017 09:23
Atualizado
13/12/2018 14:19

Cobra de "veado" de mais de 2 metros é capturada por moradores em Carnaúba dos Dantas

Animal tinha acabado de engolir um bode no Sítio Carnaúba de Baixo. Dois moradores retiraram a cobra do local e colocaram numa localidade distante das residências, na manhã desta sexta-feira,7.
Juquinha/Jornal JCN
Uma cobra de "veado" de mais de dois metros foi encontrada por pecuaristas na manhã desta sexta-feira, 7, no Sítio Carnaúba de Baixo, na zona rura do município de Carnaúba dos Dantas, na região Seridó Potiguar.

A cobra, que tinha acabado de engolir um filhote de caprino, foi capturada pelos moradores João Maia e "Cá" , e levado para um local mais distante das residências. 

Segundo o jornalista Anderson Medeiros, que foi ao local, o animal estava agitado e os moradores apenas retiraram a cobra do local para colocá-la distante, pois próximo à localidade onde ela estava há uma fazenda com vários animais.

"Ela estava embaixo de um pé de árvore lá, não podia nem se mover porque estava digerindo o animal que tinha comido, pelo cheiro, acho que deve ter comido ontem", detalhou o jornalista.



Em contato com o MOSSORÓ HOJE, o Técnico do Ibama Ronaldo Douglas, explicou que a atitude tomada pelos moradores foi correta. Segundo ele, quando um animal desse tipo for encontrado, e não estiver ferido, ele deve ser transferido para um local (seu habita natural) que não ofereça risco aos moradores. 

"Não precisa, necessariamente, ser levado para o Centro de Triagens do Ibama, aqui em Natal", disse ele. Na maioria das vezes, segundo Ronaldo Douglas, o habita natural da espécie captura é na própria região que o animal, réptil ou aves silvestres estava. Neste casos, precisa apenas relocar ele para não ser importunado e não importunar as pessoas. 

Ainda segundo Ronaldo Douglas, duas possibilidades explicam o fato de animais como cobra, jacaré ou outras espécies silvestres serem encontrados próximos às residências. Uma possibilidade é de que a população esteja invadindo o habita natural dos animais; a outra é a de que o animal esteja procurando alimento ou água; que com a seca ficam cada vez mais escassos. 

Ronaldo explica que o caso do jacaré encontrado no município de Pilões, na quarta-feira, 5, ele, provalmente estava procurando algum açude. Neste caso, os bombeiros de Pau dos Ferros o transferiu para o IBAMA, em Mossoró, e de Mossoró seguiu para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Natal, que fica na Rua Alexandrino de Alencar, nº1.399 - Tirol - Cep: 59015-350 - Natal/RN.

Caso alguém se depare com este tipo de situação, deve fazer contato com o Centro de Triagem para ser informado qual medida adotar.
Tel: (84) 3342-0438

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário