17 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
NACIONAL
Da redação / Com informações do UOL
02/07/2015 11:19
Atualizado
13/12/2018 10:20

Polícia Federal investiga contratos entre a Globo e CBF

Os contratos assinados entre a Globo e a CBF em anos passados, fazem parte do pacote de documentos que estão sendo investigados por agentes e analisados por perítos da Polícia Federal.
Internet

A Polícia Federal Brasileira, em colaboração com o FBI que investiga a corrupção na FIFA e que prenderam parte da cúpula do futebol mundial, começa a investigar os contratos firmados entre a CBF e diversas empresas de mídia, entre elas a Rede Globo de Televisão.

A TV Globo é detentora, há pelo menos quatro décadas, dos direitos exclusivos de transmissão dos principais campeonatos mundiais organizados pela FIFA, CONMEBOL e CBF. Desde 1982, a Globo detem contratos com a FIFA para transmissão da Copa do Mundo de Futebol e a partir de 1987, começa o monopólio nas transmissões do Campeonato Brasileiro, organizado pela CBF.

Segundo apuração do UOL, os contratos assinados entre a Globo e a CBF em anos passados, fazem parte do pacote de documentos que estão sendo investigados por agentes e analisados por perítos da Polícia Federal.

A investigação
A PF quer entender como funcionou a relação entre a gestão do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o Departamento de Esportes da Globo. Na TV aberta, a Globo detém monopólio de transmissão dos principais torneios de futebol há quase 40 anos.

Em 2011, porém, a TV Record fez uma ofensiva para comprar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, cujo contrato anterior estava prestes a expirar. Foi a primeira vez que a Globo viu o rentável setor esportivo ameaçado por outra emissora. Na ocasião, Teixeira já era, havia anos, um suspeito de corrupção.

A pedido da Record, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) passou a investigar os contratos do futebol e concluiu que havia uma ilegalidade: o órgão determinou ao hoje finado Clube dos 13 --que sucedeu a CBF na negociação de direitos de transmissão-- que fizesse uma licitação para definir quem teria direito à transmissão de jogos do futebol brasileiro.

O Cade concluiu que o modelo usado até então só beneficiava a Globo. Diante da inédita decisão, e suspeitando que a Record poderia fazer uma oferta financeira superior à da Globo, a CBF de Teixeira e alguns times, como Corinthians e Flamengo, agiram nos bastidores e implodiram o Clube dos 13.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário