26 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:01
ECONOMIA
Cézar Alves e Valéria Lima
10/03/2015 13:21
Atualizado
13/12/2018 00:43

75% dos ambulantes de Mossoró reservaram espaço no Shopping Popular

Segundo levantamento da Prefeitura de Mossoró, atualmente a cidade possui 198 vendedores ambulantes trabalhando no centro da cidade.
Assessoria Prefeitura de Mossoró

Dos 198 ambulantes que trabalham nas vias públicas do centro de Mossoró, 154 já se cadastraram para locação de boxes no Shopping Popular, que disponibilizou para a Prefeitura de Mossoró, mediante processo de licitação, 250 espaços para receber os ambulantes mediante um aluguel mensal que vai de R$ 400,00 a 650,00.

Diante do quadro, cerca de 77,7% dos ambulantes de Mossoró já possuem novo local de trabalho. Falta só fazer o sorteio dos espaços entre os comerciantes já cadastrados e oficializar contrato de locação, que deve ser elaborado conforme o tamanho e a localização de cada boxe no Shopping Popular.

O cadastramento para locação de espaço foi realizado nos dias 7 e 8 do final de semana passada, e já tem nova data para àqueles que ainda não compareceram ao Centro Administrativo para o cadastro: sexta-feira, 13.

De acordo com o Secretário de Transparência de Relações Interinstitucionais, Luiz Antônio Costa Reis, o número de registro foi uma surpresa, embora estivesse dentro da média estimada pela Secretaria que foi baseada em um pré-cadastro realizado em novembro de 2014.

“Estamos totalmente abertos para conversa com os vendedores, estamos tentando encontrar a solução para todos” diz ele.

Segundo a sentença judicial, a Prefeitura de Mossoró tem até o dia 1º de maio deste ano para fazer a retirada dos vendedores ambulantes das ruas e colocá-los em um espaço adequado para o trabalho, respeitando assim a Lei de Acessibilidade.

Sendo assim, os ambulantes que não optarem por espaço no Shopping Popular, devem encontrar outro local para a realização do seu trabalho.

“Por isso, estamos abertos para negociação, nós entendemos que ali estão trabalhadores, pais de família, entendemos a situação de cada um, mas eles não podem continuar lá” diz Luiz Antônio.

Questionado sobre a quantidade de comerciantes ser superior ao número de boxes disponíveis no Shopping Popular, que é de 250, o Secretário relata que “faremos uma readequação, vamos pensar em outras alternativas, como utilizar a Cobal ou Mercado Central para alocar os comerciantes”. “Assim também será feito com aqueles que realmente não tenham condições de pagar pela locação” diz ele.

“Até o momento apenas duas ou três pessoas vieram até nós, informar que não poderão pagar pela locação no Shopping Popular” finaliza o Secretário Luiz Antônio.

O novo cadastramento acontecerá na próxima sexta-feira, 13, no Centro Administrativo da Cidadania, bairro Aeroporto, das 8h às 20h.

Os comerciantes devem apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência com no mínimo cinco anos e certidão de antecedentes criminais.

Na segunda-feira, dia 16, será realizado o sorteio dos boxes, às 18h, na Estação das Artes. Em seguida, essa relação será enviada para a empresa.

“Logo, os comerciantes já estarão aptos a assinarem seus contratos”, detalhou Luiz Antônio, reforçando o propósito de cumprir a ordem judicial ajuizada pelo Ministério Público de realocar os ambulantes das 16 vias públicas do centro da cidade até o dia 1º de maio de 2015.

(Foto: Cezar Alves)

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário