20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
SAÚDE
Da redação
02/03/2018 12:14
Atualizado
14/12/2018 08:52

Casos de rinite alérgica em crianças aumentam no inverno, alerta especialista

“Vale ressaltar que algumas doenças estão relacionadas com a rinite alérgica como sinusites , conjuntivites alérgica é asma", complementou Gledson Cavalcante.
A rinite alérgica é uma inflamação do tecido do nariz e suas estruturas próximas, atingindo 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil a rinite alérgica chega em algumas regiões a atingir 26% entre crianças de 6 a 7 anos e 34,2% entre adolescentes de 13 a 14 anos, de acordo com o último consenso brasileiro sobre rinites.

“A rinite é causada por exposição de múltiplos alérgenos ambientais dentro da própria casa ou fora dela. Os principais sintomas são o nariz escorrendo (coriza), coceira no nariz (prurido nasal), espirros, congestão nasal e tosse. Além disso o paciente pode ter lacrimejamento ocular, coceira no rosto, na garganta e até ouvidos”, explicou o pediatra Gledson Cavalcante.

Como sintomas existem também falta de apetite, perda do gosto de algumas comidas ou preferência para alimentos pastosos. 

O diagnóstico na maioria das vezes não necessita de exames e é basicamente clínico com avaliação dos sintomas e presença de antecedentes familiares e pessoais de outras doenças alérgicas como asma, dermatite atópica e/ ou alergias alimentares.

“Vale ressaltar que algumas doenças estão relacionadas com a rinite alérgica como sinusites , conjuntivites alérgica é asma", complementou Gledson Cavalcante.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário